Vocações |
Semana dos Seminários
Rezar, Estudar, Confraternizar
<<
1/
>>
Imagem

O Seminário é um local onde são “semeadas” as vocações sacerdotais; onde se reza, estuda e se vive em fraternidade, num tempo de preparação para o futuro ministério pastoral. De 5 a 12 de novembro, durante a Semana dos Seminários, rezamos especialmente pela vocação sacerdotal dos Seminaristas do Patriarcado de Lisboa, meditando na frase de Jesus: “Não tenhas medo. Serás pescador de homens.” (Lc 5,10b).

 

Na Diocese de Lisboa temos 4 seminários e um pré-seminário:

Pré-Seminário de Lisboa – 25 pré-seminaristas

O Pré-Seminário destina-se a rapazes entre o 6º ano e a universidade, que vivem com as suas famílias e frequentam as escolas da área da sua residência. É uma oportunidade para rapazes com inquietações vocacionais poderem aprofundar a sua descoberta da vontade de Deus através de encontros mensais, na oração, no acompanhamento espiritual, na relação com os colegas, em Igreja.

 

Seminário de Nossa Senhora da Graça – 4 Seminaristas

O Seminário de Penafirme é o Seminário Menor do Patriarcado de Lisboa. Os seminaristas (rapazes que sejam alunos do ensino secundário, do 10º ao 12º ano) residem no Seminário, acompanhados por uma equipa de sacerdotes. Para além de serem alunos do Externato de Penafirme, parte do seu tempo é dedicado ao contacto com comunidades cristãs.

 

Seminário Redemptoris Mater “Nossa Senhora de Fátima” – 10 Seminaristas

Os Seminários “Redemptoris Mater” são seminários diocesanos missionários que dependem do Bispo onde são erigidos canonicamente. O Seminário Redemptoris Mater de Lisboa está situado em Caneças, segue a pedagogia do Caminho Neocatecumenal e os seus alunos recebem a mesma formação teológica que os outros seminaristas da Diocese.

 

Seminário de S. José – 14 Seminaristas

O Seminário de Caparide acolhe o Tempo Propedêutico, traduzindo-se numa oportunidade de enraizamento da relação com Jesus e com a Igreja, querendo ajudar cada seminarista a consolidar a sua decisão de ser discípulo do Senhor, tendo como horizonte a vocação sacerdotal.

 

Seminário Maior de Cristo-Rei – 55 Seminaristas

O Seminário dos Olivais acolhe actualmente os seminaristas que do 1º ao 6º ano de Teologia, oriundos das dioceses de Lisboa, Aveiro, Leiria-Fátima, Santarém e S. Tiago e Mindelo em Cabo Verde e que se preparam proximamente para a ordenação sacerdotal.

 

https://seminarios.patriarcado-lisboa.pt/

 

Nós precisamos dos Seminários, mas os Seminários precisam de si! AJUDE-OS!

O montante de uma Bolsa de Estudo Seminarista é de 350 euros por mês.

Seminário de Penafirme - PT50 0007 0367 0002 2730 0017 7

Seminário Redemptoris Mater - PT50 0035 0686 0000 4099 8303 4

Seminário de Caparide - PT50 0007 0000 0037 7120 1902 3

Seminário dos Olivais - PT50 0033 0000 0002 7491 2560 5

 

_______________


«Foste chamado pelo teu nome!»

É verdade! «Foste chamado pelo teu nome!» Durante o último mês, o pré-seminário procurou ser eco da mensagem do Papa Francisco na JMJ. Deus não se esquece de nós, ama-nos a todos e espera uma resposta ao Seu chamamento. Como é que vamos responder?

O Senhor Patriarca também nos tem convocado a não sermos «administradores de medos, mas sim empreendedores de sonhos», tal como nos pediu o Santo Padre. Que sonho terá Deus para nós, para os nossos amigos, para os nossos filhos e netos? Que dom imenso é poder ver alguém que nos é querido ser chamado para se entregar à vida consagrada ou ao sacerdócio. Que responsabilidade temos agora em regar tantas sementes que Deus quis semear durante a Jornada. A JMJ foi o convite de Deus, agora é o tempo da nossa resposta, vamos a isso?

Neste recordar do convite do Santo Padre a sermos «surfistas do amor», o pré-seminário teve dois encontros em Penafirme (para rapazes do 6º ao 11º ano) e outros dois no Seminário de Caparide (para os jovens a partir do 12º ano), nos quais recordámos a alegria que nasce de quem se confia em Deus e que aprofunda a sua fé na Palavra de Deus. Durante este mês que passou, visitámos ainda as paróquias da Parede e de Azambuja, estivemos presentes no encontro diocesano de catequistas, na missa das universidades, no encontro diocesano de acólitos e vivemos o magusto dos seminários.

Desafiamos todos a que rezemos pelas vocações, acolhendo a missão de nos apoiarmos no caminho da santidade, sabendo que é nas famílias e nas comunidades que elas melhor se podem desenvolver.

 

Próximas datas:

Poderão encontrar o Pré-seminário na próxima JDJ, bem como começar a inscrever-se nos próximos campos vocacionais: do 6º ao 8º ano de 15 a 17 de dezembro; e do 9º ao 11º ano de 27 a 29 de dezembro.

De 8 a 10 de dezembro teremos um retiro vocacional no Seminário de Caparide para jovens do 12º ano, para universitários e para trabalhadores.

 

Sabe mais sobre o Pré-Seminário! Fala connosco!

913 061 647

preseminariodelisboa@gmail.com

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES