Cáritas de Lisboa |
Campanha de Recolha de Material Escolar
Pela educação de todos
<<
1/
>>
Imagem

Por fazer total sentido, no início de um novo ano letivo, a Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL) decidiu realizar uma campanha de recolha de material escolar, com o apoio de algumas lojas LIDL presentes no distrito de Lisboa e Leiria. A campanha já se tinha realizado no passado, com a participação da CDL, mas depois deixou de se fazer por decisão do seu principal promotor.

 

Em 2023, também motivada pela perda do poder de compra de milhares de famílias e pelo aumento do preço do papel, a CDL, em articulação com as Cáritas Paroquiais, as Misericórdias e as Conferências Vicentinas, achou por bem retomar este caminho. E foi tão positiva esta iniciativa, que a ideia é a de voltar a erguê-la em cada novo ano, para que aos filhos de famílias em dificuldade sobretudo económica não faltem os materiais fundamentais à sua aprendizagem.

Neste nosso artigo, e num mês em que comemoramos o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza (17 de outubro), queremos agradecer, antes de mais, ao LIDL pela organização e por todo o apoio que esta campanha recebeu localmente dos colaboradores em cada loja, depois aos voluntários e ao público, que apesar das dificuldades, não deixaram de colaborar com a doação generosa de artigos escolares. E nada melhor, no final, que ler alguns dos testemunhos de grupos que se predispuseram a fazer esta recolha. Esta é ajuda efetiva a quem precisa de uma mão, e não os discursos de quem opina sobre como resolver a pobreza, de quem nunca a tocou, nunca a viu, nunca lhe conheceu o odor e nunca efetivamente lhe respondeu.   

«A iniciativa conjunta entre a empresa LIDL e a Cáritas Diocesana de Lisboa resultou numa extraordinária recolha de material escolar permitindo demonstrar como parcerias entre o sector social e o sector empresarial constituem uma oportunidade de mudança. O mundo continua em movimento e a transformação social só será possível com atitudes de partilha, de entrega, de doação. Assim, além dos materiais, também a ação dos voluntários que participaram na campanha, revela como podemos continuar a acreditar na abnegação de tantos em nome do cuidado para com o outro, mesmo quando é desconhecido. A nossa angariação alcançará crianças e jovens em situação de grave carência económica quer em Portugal, quer em Cabo Verde, através de uma outra parceria estabelecida entre esta Misericórdia e outra associação cabo-verdiana. Muito obrigado por esta oportunidade!»

(Provedor Duarte Nuno Morgado - Misericórdia de Loures)

 

«Para os nossos voluntários foi muito gratificante, tanto a nível de contacto com a população como com os funcionários da loja LIDL. Tivemos 14 voluntários durante o fim-de-semana, com várias escalas, para não ser tão cansativo, pois temos uma faixa etária entre os 14 e os 75 anos. Esta já foi a segunda vez que participámos na campanha. No que toca os artigos recolhidos, o resultado foi muito bom, pois com a ajuda da população podemos dar uma ajuda aos nossos jovens e crianças. Temos famílias com bastantes dificuldades.  E estamos muito gratos à Cáritas de  Lisboa por se ter lembrado do nosso Grupo. E pode contar connosco para a próxima recolha de material escolar

(Grupo Sócio Caritativo da Paróquia de S. Pedro de Caneças)

 

«A convite da Cáritas de Lisboa, o grupo “Crescere on Fide” aceitou o desafio, proposto por esta instituição de realizar a Campanha de recolha de material escolar no Lidl - Amadora, no passado dia 16 de Setembro. Foi uma magnífica experiência, e ao mesmo tempo, um orgulho ver a generosidade das pessoas. O que, no início nos parecia quase impossível, tornou-se realidade, conseguindo angariar uma quantidade muito simbólica de artigos que irão, certamente, ajudar cerca de meia centena de crianças. Bem hajam todos quantos participaram em mais uma campanha Cáritas.»

(Ana Costa, Crescere on Fide)

 

«Aproveitando o espírito de entrega e o testemunho que a Jornada Mundial da Juventude despertou nos membros da nossa comunidade, que participaram como voluntários, dissemos também o nosso sim à iniciativa da Cáritas Diocesana de Lisboa: uma campanha de recolha de material escolar, que decorreu nos dias 16 e 17 de setembro. Apesar de estarmos presentes apenas na manhã do dia 17, no Lidl de Xabregas, e de muitas pessoas nos dizerem que estão neste momento a passar por momentos difíceis nas suas vidas, e que por isso só conseguiam ajudar com pouco, tivemos uma grande adesão das pessoas que abordámos. Percebemos que apesar das muitas dificuldades pelas quais os portugueses estão a passar, existe uma enorme vontade de contribuir e ajudar o próximo. Agradecemos a oportunidade de poder colaborar desta forma, para ajudarmos as famílias de crianças e jovens que enfrentam dificuldades económicas, e agradecemos fundamentalmente a todos os clientes da loja do Lidl de Xabregas, que foram extremamente simpáticos e amáveis, cada vez que eram abordados por um dos voluntários.»

(Juventude Vicentina da Paróquia de São João Evangelista)

 

______________


O Lidl tem um histórico sólido e provas dadas no apoio às comunidades locais, desde a sua entrada no mercado português há 28 anos, enquanto parte da sua estratégia de responsabilidade corporativa, ‘Mais Lidl’. Através do seu pilar ‘Mais para a Comunidade’, apoia a mesma através da dinamização de  campanhas que visam a ajuda direta com doações alimentares e não-alimentares, o financiamento de projetos de desenvolvimento e a sensibilização para problemáticas da sociedade. Como empregador, parceiro de negócios e ator social, acreditamos que temos uma responsabilidade acrescida. Ou seja, o apoio à comunidade é um trabalho colaborativo ao qual nos dedicamos, de várias formas, ao longo de todo o ano.

No contexto atual, com muitas pessoas a passar por dificuldades, acreditamos que é urgente continuar a realizar ações que apoiem a população que mais precisa, unindo esforços com um parceiro como a Cáritas – com quem o Lidl colabora há vários anos – que integra uma rede humanitária internacional e está presente em vários países, com alcance nacional e capacidade de implementação, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada. No Lidl Portugal atuamos junto de entidades competentes, para onde direcionamos o nosso apoio, pois são quem tem as competências para atuar no terreno e conhece as reais necessidades das comunidades locais.

A educação é a melhor forma de desenvolvimento de qualquer sociedade, contribuindo com resultados demonstrados para a diminuição de assimetrias sociais e combate à pobreza, pelo que a participação nesta iniciativa com a Cáritas, de recolha de material escolar nas lojas Lidl no distrito de Lisboa e Leiria, é mais um passo na importância que o apoio às comunidades assume para nós.

texto por Lidl

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES