Lisboa |
Reunião Geral de Professores de Edução Moral e Religiosa Católica
“Os professores de EMRC têm um papel muito especial”
<<
1/
>>
Imagem

Cerca de 150 docentes participaram na Reunião Geral de Professores de Edução Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Lisboa, orientada pelo Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER) e que decorreu no Externato São Vicente de Paulo, a 30 de setembro.

“Precisamos de professores de EMRC que amem a nossa disciplina. Amar a nossa disciplina não é só amar o coração de cada criança, adolescente ou jovem, mas é amar todos os nossos colegas. Temos de viver mais em comunhão, em sinodalidade”, proferiu Fátima Nunes, diretora do SDER, na saudação de boas vindas.

Após a apresentação do plano de atividades para o ano letivo, seguiu-se a apresentação do grupo VITA, por Joana Alexandre, que deu depois a sua visão de um professor desta disciplina: “Os professores de EMRC têm um papel muito especial. Não são um professor de matemática, nem de ciências, são um professor diferente, que humaniza de algum modo o espaço escolar, tem um papel acrescido de trabalhar tópicos que os outros professores não têm tempo, pois têm aquela intenção contínua de terminar os seus planos curriculares. E vocês têm muitas vezes uma relação muito especial com estas crianças e jovens, que muitas vezes vos vão procurar para falar dos seus problemas”.

A Eucaristia foi presidida pelo padre Armindo Luís Onofre, jesuíta, que encorajou os professores a seguirem a sua missão e a aceitarem novos desafios, tal como diz o tema do SDER para este ano, ‘Vai!...Com novos Desafios!’. O encontro terminou com o almoço.

texto por Joana Felício, SDER
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES