Lisboa |
Bar em Lisboa recebeu apresentação do programa da Pastoral Juvenil
“Ponham a diocese em estado de missão”
<<
1/
>>
Imagem

O Patriarca de Lisboa acredita que “a Igreja só atrairá jovens se eles não vierem para assistir”. Na apresentação do programa da Pastoral Juvenil, num bar no Cais do Sodré, D. Rui Valério desafiou ainda os jovens.

“Ponham a diocese em estado de missão”. Foi este o pedido que o Patriarca de Lisboa deixou aos jovens. “A partir de agora, junto à palavra ‘juventude’ está a palavra espiritualidade”, considerou D. Rui Valério, em declarações aos jornalistas, no final da apresentação do Programa 2023/2024 da Pastoral Juvenil do Patriarcado, no passado dia 28 de setembro, lembrando depois a herança da JMJ: “Verdadeiramente, Lisboa ainda não deixou de ser a capital universal. Falo disto porque tenho ainda contacto periódico com os bispos militares de outros países e eles, não digo que seja todos os dias, mas continuam a perguntar ‘então e agora, para onde vão? O que fizestes?’. Continuamos a ser, à nossa maneira, uma fonte de inspiração”.

Num bar da Rua de São Paulo, junto ao Cais do Sodré, cada jovem recebeu uma folha A4 com a pergunta ‘Para onde quer Cristo que caminhe a sua Igreja de Lisboa?’, e com muito espaço em branco para a resposta, que seria depois entregue ao Patriarca de Lisboa, que prometeu ter em conta tudo o que lhe disserem. “Quero ouvi-los, escutá-los, convocá-los”, porque “a Igreja só atrairá jovens, se eles não vierem para assistir. Os jovens requerem protagonismo”, garantiu D. Rui Valério, num encontro onde conversou, conviveu e tirou selfies com os cerca de 130 jovens presentes.

fotos: Ângela Roque/RR e Agência Ecclesia/CB
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES