Lisboa |
Instituto Diocesano da Formação Cristã
Escola de Leigos abre inscrições para os cursos de ‘Bíblia’ e ‘Teologia’
<<
1/
>>
Imagem

A Escola de Leigos, integrada no Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa (IDFC-PL), anunciou que as inscrições para o Ano Pastoral 2023/2024 estão oficialmente abertas.

Fundada em 1988, esta escola possui “uma rica tradição em formar leigos para enfrentar os desafios da evangelização, ancorados na sua experiência pessoal de fé e em sintonia com a Igreja Diocesana”, explica um comunicado. Os cursos, focados primordialmente em ‘Bíblia’ e ‘Teologia’, “são pensados para ajudar os cristãos a compreender e responder a questões complexas sobre a sua fé”. “A formação oferecida pretende capacitar os alunos a refletir criticamente sobre a fé da Igreja e dotá-los das ferramentas necessárias para ‘estarem sempre prontos a dar razão da vossa esperança’, conforme exortado pelo apóstolo São Pedro (1 Ped 3,15)”, acrescenta a informação.

As disciplinas com inscrições abertas são: ‘Eu sou o teu Deus: Introdução ao estudo do Antigo Testamento’, por Jean-Pierre Neuville, ‘Bíblia 2 - Antigo Testamento’, com o padre Ricardo Freire, e ‘Teologia 3: Eclesiologia, Sacramentologia’, por Juan Ambrosio.

Além destes cursos, a Escola de Leigos proporciona formação regular nos Cursos Específicos, que podem ser frequentados tanto presencialmente, às segundas-feiras, como por videoconferência em diversos locais do Patriarcado de Lisboa: ‘O sacramento da Eucaristia: o ritual da Missa’, no Estoril, às 21h15; ‘Santo António e São Martinho de Dume’, em Mafra, às 21h00; ‘Jesus Cristo para lá do Cristianismo’, na Capela das Amoreiras, às 18h15; ‘Vai e faz o mesmo: doutrina social da Igreja’, por teleconferência, às 21h00; e ‘Em tudo dai graças: a celebração da fé - Introdução à Liturgia’, também online, às 21h15.

Segundo o IDFC-PL, “existe ainda uma vasta gama de cursos sobre temas como Liturgia, História do Cristianismo, Bíblia, Espiritualidade, Ecumenismo, Cultura e Desenvolvimento Humano”, que “são adaptáveis” e “podem ser solicitados pelos párocos”. “Para todos os que desejam aprofundar os seus conhecimentos, seja para atuar na comunidade eclesial ou para uma compreensão mais profunda da sua fé, esta é uma oportunidade a não perder”, considera a Escola de Leigos.

As inscrições e mais informações sobre a oferta formativa podem ser consultadas no site oficial da instituição: http://idfc.patriarcado-lisboa.pt/escola-de-leigos.


Informações: 916209919 ou escola.leigos@patriarcado-lisboa.pt

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES