Catequese |
Catequese do Patriarcado de Lisboa
Pistas de ação do novo ano pastoral
<<
1/
>>
Imagem

O ano pastoral que agora iniciamos está marcado por dois grandes acontecimentos. A vivência da Jornada Mundial da Juventude e a entrada do nosso novo Patriarca, D. Rui Valério.

A Jornada Mundial da Juventude celebrada em Lisboa, em agosto de 2023, apresentou-nos a figura de Maria como peregrina. O Evangelho diz-nos que depois da anunciação, Ela levantou-se e partiu apressadamente (cf. Lc 1, 39), ou seja, aponta a Virgem de Nazaré como uma mulher peregrina. Esta imagem convida-nos a empreender um caminho de receção da JMJ, focados na celebração gozosa deste grande acontecimento e nos muitos desafios que dele emanam. Neste âmbito, o Sector da Catequese elaborou um itinerário de catequese para adolescentes intitulado ‘Celebrar a JMJ. Experiências que mudam a vida’. Este itinerário pretende ser uma oportunidade para que os adolescentes  reflitam sobre as experiências vividas no “cenáculo” da JMJ, as possam testemunhar e partilhar com outros jovens. A isso mesmo nos desafiou o nosso Patriarca D. Rui Valério na homilia da sua entrada solene.

O caminho que acompanhará os adolescentes durante o primeiro semestre do ano pastoral culminará com uma peregrinação interdiocesana de adolescentes e catequistas a Fátima, a realizar no início de 2024. Esta peregrinação será um momento de ação de graças pelas experiências vivenciadas na JMJ. Além do Patriarcado de Lisboa, associaram-se já, a esta iniciativa, as dioceses de Leiria-Fátima e de Santarém.

No que diz respeito à catequese com adolescentes aguarda-se a publicação dos materiais da catequese com adolescentes do novo itinerário da iniciação à vida cristã, a começar por dois percursos dos tempos do aprofundamento mistagógico e do discipulado missionário, previstos para a início de 2024. 

 

No que diz respeito ao significado da entrada do novo Patriarca de Lisboa, será disponibilizada uma catequese sobre a figura do Bispo diocesano, em particular sobre a pessoa do novo Patriarca.

Durante este ano pastoral, como já foi anunciado, a Catequese de Lisboa tem um ambicioso programa de formação de catequistas no âmbito da proteção e cuidado de crianças. No contexto do protocolo celebrado entre o Patriarcado de Lisboa e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, todos os catequistas terão oportunidade de participar numa formação de sensibilização no que respeita a este tema. No seguimento desta formação, propõe-se que as paróquias constituam equipas de proteção e cuidado para as quais também haverá uma formação específica. Consideramos que estas medidas podem ajudar as nossas comunidades a desenvolver uma cultura de proteção e cuidado das crianças como todos desejamos.

No que diz respeito à catequese com adultos, depois de dois anos de um curso proposto a alguns catequistas de adultos, vai constituir-se uma equipa de redação de catequeses para adultos no âmbito do catecumenado.

No tempo que se abre diante de nós, alargamos o nosso olhar para o horizonte do Jubileu de 2025 do mistério da encarnação. Um belo hino litúrgico de Advento apresenta a Mãe de Jesus como «fonte da esperança» que, pela sua mão, nos conduz ao santo nascimento de Cristo. Com a ajuda deste poema, podemos encontrar uma ligação entre o caminho pós-JMJ e o lema do próximo jubileu ‘Peregrinos de esperança’.

O Papa Francisco pediu que os dois anos que antecedem o Jubileu fossem dedicados, o primeiro à redescoberta dos textos e significado do Concílio Vaticano II (2023) e o segundo à oração (2024). A confluir com este tempo, estão as duas sessões do Sínodo sobre a sinodalidade na vida e missão da Igreja. É dentro deste caminho de preparação do Jubileu que se insere o Encontro Diocesano de Catequistas que terá lugar no próximo dia 5 de outubro, intitulado: ‘Catequese na senda do Concílio Vaticano II. Rumo ao Jubileu 2025’. Este encontro é destinado a todos os catequistas e decorrerá na paróquia do Externato de Penafirme. (ver caixa)

Durante os próximos dois anos, a Catequese de Lisboa procurará ter em conta os principais textos do Concílio, especialmente, as suas quatro constituições. Destacará, também, a importância da oração na preparação e na celebração do Jubileu. Propomo-nos, deste modo, a celebrar o grande dom da JMJ Lisboa 2023, acolhendo os seus frutos e dinamismos evangelizadores no horizonte da esperança.

 

_______________ 

 

Encontro Diocesano de Catequistas – 05 de outubro de 2023

Tema:Catequese na senda do Concílio Vaticano II. Rumo ao Jubileu 2025’

Local: Externato de Penafirme

 

Programa:

09h30 - Acolhimento

10h00 - Oração inicial

10h30 - Concilium Talks: Atualidade das Constituições do Concílio

11h30 - Intervalo

12h00 - Ateliês (Tarefas da catequese e Constituições do Concílio)

13h00 - Almoço

14h30 - Ateliês (Tarefas da catequese e Constituições do Concílio)

16h00 - Encontro com o Sr. Patriarca, D. Rui Valério

16h50 - Intervalo

17h00 - Eucaristia

P. Tiago Neto, diretor do Sector da Catequese de Lisboa; foto por Arlindo Homem
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES