JMJ Lisboa 2023 |
Por João van Zeller
Bispo Robert Barron na JMJ: comunicação digital na Igreja em dois vídeos
<<
1/
>>
Imagem

 

A comunicação da Jornada Mundial da Juventude foi de rara eficácia. A aplicação, dotada de amplíssima informação sobre os mais variados aspectos da Jornada, foi um exemplo de inquestionável perfeição, com uma actualização permanente em diferentes idiomas que facilitou ao extremo a satisfação dos interesses e as movimentações dos Peregrinos.

 

A comunicação é a chave de sucesso de qualquer mensagem que se queira divulgar, seja para vender um produto, seja para Evangelizar. Na Jornada, o Papa Francisco foi, naturalmente, o foco de tudo, e a hipérbole da transmissão da essência e da razão deste encontro a 1,5 milhões de pessoas. Os efeitos foram poderosos.

 

Mas, sobre o Papa, já está muita coisa escrita, servindo este texto apenas para, usando um exemplo da Jornada, focarmos na importância das tecnologias da comunicação.

 

O Bispo da Diocese de Winoma/Rochester, no Minesotta, EUA, onde se situa a Clínica Mayo, é Robert Barron, chegado há pouco de Los Angeles onde era Bispo Auxiliar. Não surpreenderia que fosse o segundo ou terceiro Evangelizador de maior impacto no Planeta, logo a seguir ao Papa Francisco.  E por duas razões.

 

Por um lado, usa de uma linguagem límpida, cristalina, leve, moderna, e com uma articulação de raciocínio, mesmo em matérias complexas, que permite que qualquer um fique preso às suas palavras, as absorva e compreenda facilmente. Acresce que a sua cultura é infinita, e tem uma erudição teológica que faz recordar Joseph Ratzinger.

 

Por outro, há anos iniciou uma Missão de Evangelização em distintas plataformas digitais, seja por imagem (YouTube, FaceBook, Instagram etc.), seja por som (podcasts), seja pela escrita, por exemplo, por email diário e gratuito que se pode subscrever contendo as Leituras e o comentário ao Evangelho do dia. As suas homilias de cada Domingo, que vão para o YouTube ao sábado, atingem ao fim do dia cerca de 200.000 views, em média.

 

Há 15 anos que sigo regularmente as suas múltiplas intervenções em vídeo, podcasts ou textos. Soube casualmente de uma conferência que o Bishop Barron ia fazer à Faculdade de Farmácia em Lisboa no dia 2 de Agosto, no início da JMJ. A sessão foi organizada pelo Dicastério para a Cultura e Educação, e respectiva Subsecretária, Professora Antonella Sciarrone Alibrandi, com o apoio da Professora da Universidade Nova, Joana Correa Monteiro. Tive ocasião de, nessa tarde, exprimir a Robert Barron o interesse em ajudar a promover a sua plataforma digital Word on Fire, https://www.wordonfire.org em Portugal, ideia que foi bem acolhida.

 

Assim, e para pontuar as intervenções do Bispo de Rochester durante a JMJ, foram para o ar no YouTube no mês de Agosto dois vídeos com legendas em português. Um intitula-se Bishop Robert Barron Lisbon Lisboa, e regista imagens de uma catequese sua na Igreja da Encarnação, ao Chiado, no dia 3 de Agosto de 2023. O outro tem o título Bishop Robert Barron in Portugal Highlights/Destaques, dividido em curtas partes, “Passeio Marítimo de Algés, o Tempo dos Franceses”, “Santuário de Fátima, uma Visita a Fátima”, “Universidade de Lisboa, um Endereço de Dicastério”, “Parque da Quinta das Conchas, um Evento Peregrino dos Estados Unidos”, “Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, uma Sessão Catequética” e “Parque Urbano da Quinta da Granja, uma Sessão Catequética”. Encerra com a vigília da última noite/manhã da Jornada Mundial da Juventude.

 

O leitor interessado poderá consultar estes links no PC, iPad e iPhone, ou tablets e telefones digitais de qualquer marca.

 

No YouTube encontra-se um sem fim de vídeos (quase nenhuns legendados em português), onde estão as homilias dominicais, e também conferências e debates com personalidades dos mais diversos sectores.

 

Na aplicação Apple Podcasts existem três links “Bishop Barron’s Sunday Sermons”, “Evangelization & Culture” e “Word on Fire Show”. O idioma é o inglês. Quem o domine, deve visitar algumas das centenas de episódios sobre temas muito variados, e de extremo interesse.

 

No site Word on Fire encontra-se um capítulo intitulado The Word on Fire Institute, onde se podem fazer cursos de teologia, filosofia, evangelização, cultura geral, etc. Publica periodicamente uma revista com conteúdos muito ricos e grafismo excelente, com o título “Evangelization Culture, The Journal of the World on Fire Institute”.

 

Este artigo o que procura é sensibilizar o leitor para dois vídeos do Bispo Barron, legendados em português, e produzidos no contexto da JMJ. O que releva é conteúdo, e também a forma, bons exemplos de comunicação digital, nestes casos por YouTube.

 

Seria muito interessante ver gente de Fé, e com avançados conhecimentos na área da comunicação digital e da Inteligência artificial, tentar encontrar uma via de sucesso em Portugal para a Evangelização abrangente através deste tipo de plataformas.



João van Zeller
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES