Lisboa |
Decreto do Cardeal-Patriarca de Lisboa
Nomeações para o Ano Pastoral 2023-2024
<<
1/
>>
Imagem
Com data de 16 de julho, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, publicou o decreto com as ‘Nomeações para o ano pastoral 2023-2024’. O Jornal VOZ DA VERDADE publica a lista.

 

| PÁROCOS |

 

* P. Carlos Manuel Fernandes Gonçalves, Pároco do Salvador do Mundo do Sobral de Monte Agraço, de Nossa Senhora da Piedade de São Quintino e de Nossa Senhora da Purificação da Sapataria, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Faustino Tchitetele, MS, Pároco de Santo Isidoro, observado o estabelecido no cân. 682 §1, acumulando com o anterior ofício.

 

* P. Felicianus Kanisius Sila, SVD, (Moderador) e P. Thomas Ulan Noni Lasi, SDV, Párocos in solidum de São Pedro do Prior Velho, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Francisco Salvador Cardoso Rodrigues, SJ, Pároco de São João Baptista do Lumiar, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Hélio Jorge da Silva Soares, Pároco de Nossa Senhora da Luz da Carvoeira e de São Domingos de Carmões.

 

* P. Jomy Valliaraezhupathil John, SVD, Pároco de Nossa Senhora dos Mártires da Serra do Bouro, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Jorge Miguel Abreu Sobreiro, Pároco de Santos Veríssimo, Máxima e Júlia de Santos-o-Velho e de São Francisco de Paula, na cidade de Lisboa, acumulando com o anterior ofício.

 

* P. Juan Eduardo de Sousa Freitas, SDB, (Moderador) e P. David da Costa Teixeira, SDB, Párocos in solidum de Nossa Senhora dos Prazeres e de Santo Condestável, na cidade de Lisboa, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Manuel Ferreira Mendes, SDB, (Moderador) e P. Luís Carlos Silva de Almeida, SDB, Párocos in solidum de São Vicente de Alcabideche, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Mário Fernando Martins Baptista Campos, Pároco de Nossa Senhora de Aboboriz da Amoreira, do Sagrado Coração de Maria de Olho Marinho, de São Sebastião do Sobral da Lagoa e de Nossa Senhora da Piedade do Vau, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Nuno Alexandre Machado Tavares, Pároco de Nossa Senhora da Purificação de Bucelas e de São Pedro de Lousa, sendo dispensado dos anteriores ofícios paroquiais.

 

* P. Paulo Manuel Jorge Gerardo, Pároco de São Paulo da Malveira, de Santo Estêvão das Galés e de Santo António da Venda do Pinheiro, sendo dispensado dos anteriores ofícios paroquiais.

 

* P. Pedro de Jesus Rosa Sousa, Pároco de São Saturnino de Fanhões, de Santo Antão do Tojal e de São Julião do Tojal.

 

* P. Pedro Nuno Lousão Pinto Monteiro, Pároco de Nossa Senhora da Pena, na cidade de Lisboa, sendo dispensado do anterior ofício.

 

* P. Quintino Lourenço da Silva, Pároco de Nossa Senhora da Oliveira do Sobral da Abelheira, acumulando com os atuais ofícios e sendo dispensado do ofício de Administrador Paroquial da Sapataria.

 

* P. Ricardo Manuel Alves Cristóvão, Pároco de Nossa Senhora das Mercês do Carvalhal Benfeito e de Santa Catarina.

 

* P. Rodrigo Luís Santos Alves, Pároco de Nossa Senhora da Luz de A-dos-Cunhados e de São Miguel do Vimeiro, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Rui Pedro Sousa Louro, Pároco de Santa Ana da Carnota, acumulando com o anterior ofício.

 

* P. Thiago Gimenez Porto Leite, Pároco de São Vicente do Cercal, de São Tomé de Lamas e de Nossa Senhora do Ó do Vilar, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* P. Tiago Miguel Fialho Neto, Pároco de Nossa Senhora de Belém de Rio de Mouro, sendo dispensado dos anteriores ofícios paroquiais.

 

* P. Valter Henrique Machado Malaquias, Pároco de Santa Maria Madalena de A-dos-Negros, de Nossa Senhora da Ajuda das Gaeiras e de São Pedro e Santa Maria de Óbidos, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

 

| VIGÁRIOS PAROQUIAIS |

 

* P. Alfredo Francisco Cardoso Plácido, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Queluz, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

* Cón. Eduardo Fernandes de Brito Coelho, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Luz de A-dos-Cunhados e de São Miguel do Vimeiro, sendo dispensado do ofício de Pároco.

 

* P. Fernando Jorge Moreira Escola, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Luz de A-dos-Cunhados e de São Miguel do Vimeiro, acumulando com os anteriores ofícios.

 

* P. Fernando Neves dos Santos, Vigário Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos e de São Jorge de Arroios, na cidade de Lisboa.

 

* P. Hélio Catombela Caheca João, MS, Vigário Paroquial de Santo Isidoro, observado o estabelecido no cân. 682 §1 e acumulando com o anterior ofício.

 

* P. José Manuel Guerra Brites, MCCJ, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação da Apelação e de São Tiago de Camarate, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Krysztof Balbaczynski, Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Assunção de Colares e de São João Baptista e São João das Lampas, sendo dispensado do anterior ofício.

 

* P. Manuel Joaquim Gomes Barbosa, SCJ, Vigário Paroquial de São José do Bairro da Boavista, observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Miguel Maria Parreira Teixeira Duarte, Vigário Paroquial de Santos Veríssimo, Máxima e Júlia de Santos-o-Velho e de São Francisco de Paula, na cidade de Lisboa.

 

* P. Nuno Alexandre Caetano Vicente, Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Belém de Rio de Mouro.

 

* P. Nuno Maria de Araújo Miguéis, Vigário Paroquial de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos da Ramada, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

 

| CAPELANIAS |

 

* P. José António André Ribeiro, IMC, Capelão do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), observado o estabelecido no cân. 682 §1.

 

* P. Miguel Maria Parreira Teixeira Duarte, Capelão do Hospital CUF-Tejo.

 

* P. Miguel Maria Parreira Teixeira Duarte, Capelão da Universidade Lusíada.

 

 

| ASSISTENTE ESPIRITUAL |

 

* P. Diogo Alexandre Martins Tomás, Assistente Adjunto dos Movimentos Rurais da Ação Católica no Patriarcado de Lisboa, acumulando com os anteriores ofícios.

 

 

Dispensamos de ofícios:

 

* O P. Andrzej Fecko, SDV, de Pároco de São Pedro do Prior Velho.

 

* O P. João Pandeirada Vieira Caniço, SJ, de Pároco de São João Baptista do Lumiar.

 

* O P. Juan Eduardo de Sousa Freitas, SDB, de Pároco de São Vicente de Alcabideche.

 

* O P. Luís Carlos Silva de Almeida, SDB, de Pároco dos Prazeres e de Santo Condestável.

 

* O P. Ricardo Filipe Oliveira Figueiredo, de todos os ofícios paroquiais, para prosseguir estudos.

 

* O P. Teodoro Dias de Sousa, de Pároco de São Paulo da Malveira e de Santo António da Venda do Pinheiro.

 

* O P. Yovanny Tavarez Frias, de todos os ofícios paroquiais.

 

__________________


Decreto complementar

 

Em decreto no dia 19 de julho, o Cardeal-Patriarca completou as nomeações de sacerdotes.

 

| VIGÁRIO PAROQUIAL |

* P. Marco Leotta, Vigário Paroquial de São Francisco de Assis de Alfornelos e de Santa Teresa do Menino Jesus da Brandoa, sendo dispensado dos anteriores ofícios.

 

E DISPENSAR:

* O P. Pedro de Jesus Rosa Sousa, dos ofícios de Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Purificação de Bucelas e de Santa Maria de Loures.

A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES