JMJ Lisboa 2023 |
Festival da Juventude
Encher Lisboa de cultura
<<
1/
>>
Imagem

O Festival da Juventude vai acontecer, de 1 a 6 de agosto, em mais de 100 espaços espalhados por toda a cidade de Lisboa. Serão mais de 480 os eventos a decorrer, com 55 países participantes.

Esta é uma iniciativa que faz parte da história da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e que consiste num conjunto de eventos culturais, religiosos e desportivos, protagonizados pelos peregrinos da JMJ, partilhando a sua criatividade e generosidade com os jovens de todo o mundo. O Festival da Juventude quer proporcionar aos peregrinos da JMJ Lisboa 2023 e à cidade de Lisboa uma experiência de alegria, juventude, universalidade e fé, mostrando que a Igreja Católica é uma igreja viva e jovem, capaz de usar as linguagens e formas de arte da atualidade sem comprometer a mensagem que pretende transmitir.

Vão ser 290 concertos, 55 eventos religiosos, 38 conferências, seis grupos de dança, dez peças de teatro, 10 exposições, 15 filmes. Além disto, vai existir ainda espaço para o desporto, com o JMJ Sports.

Os peregrinos vão poder participar num torneio de voleibol de praia, que terá lugar na Praia de Carcavelos, e num torneio de futebol, jogado no Estádio Universitário, em Lisboa, assim como poderão assistir a modalidades de desporto inclusivo.

Na área da música, são mais de 200 bandas, dos cinco continentes, em 9 palcos. Ao longo da JMJ Lisboa 2023, poderás desfrutar de estilos musicais tão diferentes como rock, pop, rap, clássico e até folk! E também concertos orantes, onde a música ajuda realmente a rezar.

As conferências serão oportunidades para ouvirem testemunhos de quem segue Jesus, conversas sobre vocação e missão e palestras sobre desafios atuais da sociedade, da cidadania e do mundo profissional com que os jovens se deparam.

Nas mais de 15 exposições patentes em vários espaços da cidade, estarão expostos temas relacionados com a ecologia, as vidas de santos e de outras personalidades que marcaram a vida da Igreja, Fátima, e muito mais!

Durante a JMJ Lisboa 2023, terás também a oportunidade de assistir a espetáculos de teatro, protagonizados por jovens peregrinos, incluindo musicais, exibições de dança tradicional e contemporânea, e até street dance.

Nos eventos religiosos e de encontro encontrarás propostas de oração, dinamizadas por grupos, dioceses e movimentos de vários países, incluindo a oportunidade de rezar junto às relíquias de João Paulo II, fundador da JMJ, e também momentos de partilha e conhecimento da Igreja.

Na área do cinema, teremos documentários sobre a vida de quem ousou seguir Jesus, longas-metragens e outros filmes sobre figuras relevantes da vida da Igreja compõem esta área do Festival da Juventude.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES