JMJ Lisboa 2023 |
2 a 6 de agosto
Divulgado programa oficial do Papa na JMJ
<<
1/
>>
Imagem

O Vaticano divulgou o programa da próxima viagem do Papa a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Francisco, que vai passar por Fátima a 5 de agosto, tem vários encontros previstos com estudantes, jovens e moradores de um bairro social, além de autoridades políticas e representantes da sociedade civil.

De acordo com o programa divulgado pela Santa Sé, a chegada do Papa está prevista para as 10h00 do dia 2 de agosto, ao Aeroporto de Figo Maduro, seguindo-se a cerimónia de boas-vindas no Palácio de Belém (10h45) e, pelas 12h15, o encontro com entidades civis e diplomáticas no Centro Cultural de Belém.

De tarde, o Papa encontra-se com o primeiro-ministro de Portugal, na Nunciatura Apostólica (16h45), e preside à oração de vésperas no Mosteiro dos Jerónimos, pelas 17h30, com membros do clero e dos institutos de vida Consagrada.

O programa de 3 de agosto começa pelas 09h00, na sede da UCP, para um encontro com jovens universitários, seguindo-se uma visita à sede de ‘Scholas Occurentes’, em Cascais, pelas 10h40.

‘Scholas Occurrentes’ é uma organização internacional de direito pontifício presente em 190 países dos cinco continentes que, através da sua rede, integra meio milhão de redes educativas.

O primeiro encontro com os peregrinos da JMJ acontece pelas 17h45, no Parque Eduardo VII, com a cerimónia de acolhimento.

A 4 de agosto, o Papa começa por confessar alguns jovens, no Parque do Perdão (Belém), às 09h00, seguindo-se um encontro com representantes de centros de assistência Sociocaritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa.

Francisco almoça com jovens, na Nunciatura Apostólica, e o programa do dia encerra-se com a celebração da Via-Sacra, pelas 18h00, no Parque Eduardo VII, com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes.

A 5 de agosto, sábado, o Papa desloca-se para Fátima, em helicóptero, desde a Base Aérea de Figo Maduro, chegando à Cova da Iria para recitar o terço com jovens doentes, pelas 09h30, na Capelinha das Aparições.

A estadia no Santuário de Fátima conclui-se pelas 11h00, regressando Francisco a Lisboa, onde às 18h00 decorre o tradicional encontro privado – nas viagens internacionais – com os membros da Companhia de Jesus (Jesuítas), no Colégio de S. João de Brito.

Os momentos conclusivos da JMJ Lisboa 2023 decorrem a partir das 20h45, no Parque Tejo, com a vigília de oração.

Francisco regressa ao local no domingo, pelas 09h00, presidindo à Missa final da JMJ e à recitação do ângelus; de tarde, às 16h30, decorre o encontro com os voluntários da Jornada, o Passeio Marítimo de Algés.

A cerimónia de despedida, na Base Aérea de Figo Maduro, está marcada para as 17h30.

FOTO: Ricardo Perna / JMJ Lisboa 2023
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES