JMJ Lisboa 2023 |
No dia 27 de maio
Encontro de Pentecostes enche Lisboa de voluntários da JMJ
<<
1/
>>
Imagem

Decorreu no dia 27 de maio o “Encontro de Pentecostes” para voluntários da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e elementos dos Comité Organizadores Diocesanos (COD), Vicariais (COV) e Paroquiais (COP) das Dioceses de Acolhimento de Lisboa, Santarém e Setúbal. Nos cinquenta dias depois da Páscoa, em que se celebra a Solenidade do Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora, este encontro foi mais uma iniciativa no caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023, que terá lugar em Lisboa, de 1 a 6 de agosto.

Pelas 10h00 teve início o acolhimento dos voluntários na Igreja da Encarnação. Durante a manhã os voluntários participaram em diversos workshops, que se repetiam a cada 50 minutos, em 6 Igrejas diferentes.

A parte da tarde foi dedicada a testemunhos pessoais sobre os temas deste encontro, que tiveram lugar em três locais distintos. “A preparação da JMJ”, “Voluntários sem fronteiras” e “Vocação: ouvir o Espírito Santo” estiveram no centro dos testemunhos.

Pelas 16h00, voluntários, COD, COV e COP das Dioceses de Acolhimento, juntaram-se na Igreja de São Domingos, na Baixa, para a Missa de Pentecostes, presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa. Juntos celebraram a Solenidade do Pentecostes e pediram pela JMJ Lisboa 2023 e por cada voluntário.

 

____________

 

O dia começou no Colégio Marista de Lisboa com o encontro de elementos dos Comité Organizadores Diocesanos (COD), Vicariais (COV) e Paroquiais (COP) das Dioceses de Acolhimento (Lisboa, Santarém e Setúbal), que contou com a presença de D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]

Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES