Lisboa |
Interescolas Diocesano reuniu 1000 alunos de EMRC
Um Encontro que une Escolas
<<
1/
>>
Imagem

O XXIII Interescolas Diocesano aconteceu no dia 28 de março, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, organizado pelo Secretariado Diocesano do Ensino Religioso (SDER) de Lisboa.

Cerca de 1000 alunos e professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) reuniram-se para celebrar e conviver. Isto mesmo testemunha o aluno Francisco Rodrigues, de 11 anos: “Achei muito divertido. É a primeira vez que venho. Temos aqui uma oportunidade de conhecer novas pessoas e fazer amigos de outras escolas”. O evento, com a temática do SDER, ‘Levanta-te! Vem connosco!’, destacando a JMJ Lisboa 2023, contou com números de animação, apresentados pelos alunos, desde canto, poemas, dança, bombos, passando pela tuna e arrufeiros. A plateia, muito interventiva, foi animada pela banda Ím’par e pela dupla estreante de apresentadores, Mariana Rodrigues e Cláudio Louro. “Foi muito bom! Deu para perceber que todas as escolas devem estar presentes, até mesmo as católicas”, explica Mariana Rodrigues, professora de EMRC no Externato de São Vicente de Paulo. Cláudio Louro confessa que “estava nervoso ao início”. “Sentiu-se uma grande energia, tanto do público como dos professores, toda a gente participou. É mesmo um encontro que une todas as escolas e toda a gente. Foi um excelente encontro”, garante.

Para algumas escolas foi ainda o regresso após a pandemia. “Antes do covid vim durante muitos anos, depois parámos e, hoje, foi um reviver, um relembrar. Gostei mesmo muito”, esclarece Linda Comendinha, professora de Educação Musical do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia.

texto por Joana Felício (SDER)
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES