Lisboa |
Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa
Nova visita temática dá a conhecer dois oragos
<<
1/
>>
Imagem

Para assinalar os dias de São Sebastião e São Vicente, o museu do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, preparou a visita temática ‘Com os santos da casa’, que vai decorrer de 20 a 22 de janeiro, às 11h00 e 15h00.

“Embarque nesta visita guiada e venha conhecer melhor a vida dos dois oragos do Mosteiro, São Vicente e São Sebastião, a sua iconografia espalhada em diferentes formas por este magnífico espaço e muitas outras curiosidades”, convida a organização. A visita temática requer inscrição obrigatória e tem a duração aproximadamente de 45 minutos, para um mínimo de cinco participantes e um máximo de 30. “Porque razão foram escolhidos estes dois santos como oragos do Mosteiro? Quem foram estes santos? Como identificar a sua iconografia? Qual a sua importância? Onde é que se encontram as suas representações na Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora? Venha descobrir isto e muito mais na visita guiada organizada pela equipa do Mosteiro de São Vicente de Fora!”, desafia a organização

A visita temática ‘Com os santos da casa’ é grátis para crianças até aos 12 anos, os estudantes pagam 5¤, tal como os seniores (maiores de 65 anos), sendo que o bilhete para adultos custa 7¤.

Informações: https://mosteirodesaovicentedefora.com

 

______________


Solenidade de São Vicente

O Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, vai presidir à celebração na Solenidade de São Vicente, diácono e mártir, padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa, na Sé Patriarcal, no dia 22 de janeiro, Domingo, às 16h00. Recorde-se que, neste ano de 2023, ocorre o 850.º aniversário da chegada das relíquias de São Vicente à Sé de Lisboa. Chegaram no dia 15 de setembro de 1173 e ficaram depositadas na igreja de Santa Justa. No dia seguinte, foram transladadas para a Capela-Mor da Sé.

Entretanto, o Departamento de Liturgia do Patriarcado de Lisboa lembrou que, “em todas as igrejas e oratórios do Patriarcado a liturgia da solenidade [de São Vicente] sobrepõe-se à do Domingo III do Tempo Comum, utilizando-se como tal os textos do Missal e do Lecionário próprios do Patriarcado de Lisboa”.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Vivemos um tempo de grande angústia e incerteza. As guerras multiplicam-se e os sinais de intolerância são cada vez mais evidentes.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Jamais esquecerei a forte emoção que experimentei há alguns dias. Celebrávamos a missa exequial de...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O último estertor da dissoluta Assembleia da República atenta gravemente contra a liberdade, a religião,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Somos alertados pelo Papa Francisco na Mensagem do dia da Paz de 2024 para o facto de as máquinas inteligentes...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES