JMJ Lisboa 2023 |
Em Viana
Símbolos da JMJ celebram passagem de ano no Carmelo de Santa Teresinha
<<
1/
>>
Imagem

A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani visitaram as Irmãs do Carmelo de Santa Teresinha, no dia 31 de dezembro, onde marcaram a passagem de ano com uma adoração, que durou toda a madrugada. Depois da missa de dia 1 de janeiro, os Símbolos da JMJ seguiram para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Os Símbolos deslocaram-se depois até à Igreja da Sagrada Família para a Eucaristia presidida por D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Viana do Castelo. Sobre a Peregrinação dos Símbolos da JMJ pela Diocese, D. João Lavrador revelou à Agência Ecclesia que espera que esta “fique na história com bons resultados, que seja uma grande interpelação, à sociedade e à diocese e sobretudo aos jovens”. “Que seja um despertar e que não se acomodem às realidades em que estamos a viver, porque há muito a modificar”, acrescentou.

O segundo dia de 2023 começou em Santa Maria de Âncora, onde a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani peregrinaram por Vile, Riba de Âncora, Freixieiro de Soutelo, Orbacém, Gondar e Dem. Já na parte da tarde, os Símbolos da JMJ visitaram Arga de Cima, Arga de Baixo, Arga de São João, Argela, Venade, Azevedo e terminaram em Caminha, com as Irmãs do Convento de Santo António.

Na noite do dia 3 de janeiro, os Símbolos marcaram presença num sarau cultural, realizado no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, organizado pelo Arciprestado de Caminha. Neste sarau foi possível ouvir música popular portuguesa e dançar ao som da mesma.

Os Símbolos da JMJ foram ainda acolhidos na Praia da Mota, a 4 de janeiro, tendo-se deslocado, depois, até ao Cais do Castelinho e, em seguida, foram até à Igreja Matriz para participarem na Eucaristia, presidida, uma vez mais, pelo Bispo Diocesano. À noite, houve ainda uma Vigília de Oração seguida de uma Procissão de velas.

No dia 5 de janeiro, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani visitaram a Escola Básica e Secundária de Cerveira sendo recebidos com animação e canto. Em seguida, visitaram o Lar da Santa Casa da Misericórdia, onde os Símbolos fizeram companhia àqueles a quem podemos chamar de “jovens há mais tempo”.

Os Símbolos da JMJ passaram ainda pelo centro de saúde, pelo Centro Paroquial de Reboreda, pelo UniSénior, pela Creche do Centro Paroquial de Campos, pela Câmara Municipal, pela Igreja Matriz, pela GNR, pelos Bombeiros, e foi até ao Campo do Clube de Futebol de Cerveira. O dia terminou com um momento de oração na Igreja de Campos.

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude vão peregrinar pela Diocese de Viana do Castelo até ao próximo dia 29 de janeiro. Podes continuar a acompanhar tudo nas através do nosso Instagram, Facebook e Twitter.

fotos por: COD Viana do Castelo
A OPINIÃO DE
Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Há anos, Umberto Eco perguntava: o que faria Tomás de Aquino se vivesse nos dias de hoje? Aperceber-se-ia...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Já lá vai o tempo em que por muitos cantos das nossas cidades e vilas se viam bandeiras azuis e amarelas...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES