JMJ Lisboa 2023 |
Iniciativas direcionadas aos jovens
Jornada Mundial da Juventude vivida em todas as Dioceses de Portugal
<<
1/
>>
Imagem

Em Portugal, as várias dioceses celebraram o Dia Mundial da Juventude com um conjunto de iniciativas direcionadas aos jovens, com a JMJ Lisboa 2023 como pano de fundo.

 

Lisboa, Santarém e Setúbal

A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ) de Lisboa realizou-se em Oeiras e contou com a participação de cerca de 4000 peregrinos. Esta Jornada, à semelhança da JMJ, teve uma Feira Vocacional e um Parque do Perdão.

Sábado houve workshops com diversos temas e testemunhos, seguidos do concerto da banda “HMB”. Durante a noite, teve lugar uma vigília de oração, com exposição do Santíssimo Sacramento, e no domingo D. Manuel Clemente presidiu à eucaristia e à catequese com os jovens.

Na Diocese de Santarém, cerca de 400 jovens viveram a JDJ realizada na Vigararia de Tomar. O dia foi passado com a participação em diversas atividades, desde jogos sobre a JMJ Lisboa 2023 a workshops sobre gestão de equipas, liderança e preparação desta Jornada para os mais velhos.

Já em Setúbal, este dia ficou marcado pela presença dos Símbolos da JMJ, que foram em procissão até ao Santuário de Cristo Rei.

 

Porto, Braga, Vila Real e Viana do Castelo

No Porto, em Braga e em Vila Real os jovens foram convidados a viver o Dia Mundial da Juventude em cada Arciprestado, Vigararia ou Paróquia.

No Porto, por exemplo, na Vigararia de Espinho-Ovar, os jovens foram convidados a marcar presença no concerto da “Banda da Paróquia”, no Mercado Municipal de Ovar.

Já em Braga, em Celorico de Basto foi feita uma caminhada seguida de atividades e, ao final da manhã, celebrou-se a Eucaristia de envio, em que cada Paróquia foi desafiada a continuar a assinalar o dia localmente. Já Guimarães-Vizela realizou um Concerto Oração, dinamizado pela Banda Fortaleza Jovem.

Em Vila Real, os diversos grupos e Paróquias da Diocese organizaram vigílias de oração, Eucaristias, momentos de partilha e reflexão, de lazer e de convívio. Já em Viana do Castelo, o dia foi assinalado nos Arciprestados de Ponte de Lima, de Viana do Castelo, de Paredes de Coura, de Caminha e de Melgaço.

 

Algarve

Na Diocese do Algarve, a JDJ ocupou todo o fim de semana em São Brás de Alportel, com a presença do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Contou ainda com a presença da “Banda Missio”, com a celebração da Eucaristia, um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e um momento de catequese.

 

Aveiro

A Diocese de Aveiro encontrou-se no Arciprestado de Estarreja-Murtosa, tendo começado com uma sessão de acolhimento e de boas-vindas, seguida de um momento de oração.  Seguiram-se alguns testemunhos e o momento da “Tenda dos Talentos”, onde os jovens puderam cantar, dançar e tocar instrumentos.

A seguir, os jovens prepararam-se para a JMJ Lisboa 2023, com a presença do Bispo D. António Moiteiro.

 

Beja

Em Beja, o fim de semana começou com uma oração, antes da peregrinação até Ferreira do Alentejo. Foi ainda acolhida a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

 

Bragança-Miranda e Coimbra

Bragança-Miranda celebrou o Dia Diocesano da Juventude com uma Eucaristia e, a seguir, realizou um almoço partilhado. Após este almoço, reservou-se a tarde para um momento de convívio e de magusto com todos os participantes.

Em Coimbra, este dia foi celebrado durante a tarde de domingo. Os jovens presentes puderam assistir a números de música e dança, em ambiente de festa, contando também com momentos de oração.

 

Évora

A Diocese de Évora reuniu-se em Coruche e, além dos momentos de oração, esta JDJ contou com o testemunho de vida do jovem Lourenço Miguel, que sofre de uma doença neurológica rara.

 

Guarda

A Diocese da Guarda organizou a Noite Diocesana da Juventude no Seminário Maior da Guarda. A noite começou com um momento de boas-vindas, seguido do concerto da banda “The Undercovers”. Após o concerto, os jovens caminharam até à Sé da Guarda para a celebração da Eucaristia, pelo Bispo D. Manuel Felício. A seguir, os jovens partiram para as ruas da Diocese em missão.

 

Lamego

A Diocese de Lamego assinalou o Dia Mundial da Juventude com o Festival Diocesano da Canção, no Expo-Salão de Sernancelhe, que contou com a participação de oito grupos concorrentes. Além disso, cantou-se o hino oficial da JMJ Lisboa 2023 e houve momentos de interação e animação com quem esteve presente na plateia.

 

Leiria-Fátima

A Diocese de Leiria-Fátima celebrou o Dia Mundial da Juventude no salão paroquial de Carvide. Ao longo da noite foi possível assistir ao concerto da banda “Extrema Unção”, seguido de vários testemunhos de vida e de vivência com Cristo. Já ao final da tarde, celebrou-se a Eucaristia ao estilo Shemá.

 

Portalegre-Castelo Branco

O Dia Diocesano da Juventude de Portalegre-Castelo Branco foi vivido na Sertã. Durante o dia os jovens caminharam entre a Casa do Escuteiro e o Santuário Nossa Senhora dos Remédios.

Além disso, foram plantadas cinco árvores, uma por cada Arciprestado, tendo as restantes sido entregues às paróquias e instituições, para lançar o desafio de plantarem uma árvore pela JMJ Lisboa 2023.

 

Viseu

Viseu celebrou este dia no Campo Escutista Juvenil, em Oliveira de Frades, no dia 19 de novembro. Depois da oração inicial, foram feitas várias atividades com os jovens. Posteriormente, houve um momento de “música no campo” que antecedeu um quiz feito aos presentes. Foi, ainda, feita uma peregrinação com as réplicas dos Símbolos da JMJ, seguida de um momento artístico.

 

Angra e Funchal

Relativamente à Diocese de Angra, o Dia Mundial da Juventude foi celebrado nas diversas ilhas do Arquipélago dos Açores, de onde podemos destacar momentos de oração e reflexão e um Parque do Perdão em S. Jorge.

Já no Funchal, a JDJ teve lugar no Colégio dos Salesianos, nos dias 19 e 20 de novembro. O fim de semana contou com vários workshops, jogos, com um concerto do grupo “Projeto Akustica”, com um Peddy Paper e com a celebração da Eucaristia. Houve ainda espaço para momentos de partilha e de lazer.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES