Lisboa |
Santo Estevão das Galés recebe Nossa Senhora da Nazaré (Círio da Prata Grande)
“Mãe que visita e reúne à sua volta os filhos”
<<
1/
>>
Imagem

A paróquia de Santo Estevão das Galés, em Mafra, está a receber a Imagem de Nossa Senhora da Nazaré (Círio da Prata Grande), com o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes a assinalar que a sua permanência é “momento de grande consolação, conforto e esperança”.

“Este é um momento de festa, porque Nossa Senhora da Nazaré está connosco, como Mãe que visita e reúne à sua volta os filhos, que somos todos nós”, assinalou o prelado, na tarde do passado dia 18 de setembro. Na Missa campal, que foi seguida de procissão, D. Joaquim Mendes lembrou a importância do Círio da Prata Grande, que passa por 17 freguesias. “O Círio da Prata Grande é expressão da fé, da gratidão e do amor que nos liga a Nossa Senhora e que queremos manter permanentemente aceso e vivo no nosso coração, na nossa vida e na vida das nossas comunidades cristãs. Ele é uma ‘marca’ da devoção a Nossa Senhora da Nazaré enraizada nas 17 freguesias – 13 do concelho de Mafra, 3 do concelho de Sintra e uma do concelho de Torres Vedras”, destacou o Bispo Auxiliar de Lisboa, convidando esta comunidade cristã a transmitir esta devoção às novas gerações: “É uma devoção mariana que remonta ao século XVII, que atravessou gerações, chegou até nós e que de nós há de passar às gerações que nos sucederem. É uma herança cristã, expressão da fé de tantas pessoas simples, tantos pais, mães, avôs e avós que nos precederam que deve ser honrada e transmitida às novas gerações”.

Santo Estevão das Galés foi buscar, a 17 de setembro, Nossa Senhora da Nazaré à paróquia do Sobral da Abelheira, que acolheu a Imagem neste último ano. “A sua presença e permanência entre nós é um momento de grande consolação, conforto e esperança. Uma oportunidade para confiarmos a Nossa Senhora os sentimentos do nosso coração, a reacender e avivar a chama de amor que nos une a Ela e Ela a nós”, terminou D. Joaquim Mendes.

 

Informações: www.segnazare.pt

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES