Lisboa |
Círio da Prata Grande na paróquia do Sobral da Abelheira
Uma Imagem que remete para a Virgem Maria
<<
1/
>>
Imagem

A paróquia do Sobral da Abelheira, na Vigararia de Mafra, começou a despedir-se da Imagem de Nossa Senhora da Nazaré. De 27 de agosto a 17 de setembro, são muitas as iniciativas.

O vigário-geral do Patriarcado de Lisboa, cónego Francisco Tito, esteve na Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira do Sobral da Abelheira, em representação do Bispo Auxiliar de Lisboa D. Daniel Henriques, para o início dos festejos de despedida do Círio da Prata Grande. Ao Jornal VOZ DA VERDADE, o pároco, padre Paulo Geraldo, refere que o sacerdote convidado procurou, na tarde de dia 28 de agosto, “chamar à atenção para a Mãe de Deus” e “para a Imagem de Senhora da Nazaré, que é um símbolo muito forte e muito mobilizador das pessoas destas 17 freguesias”. “A Imagem aponta para uma realidade que é a própria Virgem Maria. Muita gente anda à procura da Imagem sem dar o salto para a realidade que ela representa. A Imagem remete para a Virgem Maria”, observa o pároco. Até este Domingo, 4 de setembro, será uma semana de festa nesta terra. “Tivemos a Eucaristia campal, com muita gente, e a procissão pelas ruas da aldeia, como aliás vai acontecer no Domingo com que termina semana, a 4 setembro”, explica. Ao longo deste último ano, a Imagem de Senhora da Nazaré “esteve uma semana em cada um dos lugares da paróquia, em momentos fortes”. “De resto, esteve na igreja, mas não houve uma influência muito grande de pessoas da terra. Por vezes, até eram mais pessoas de fora que vinham”, assume o padre Paulo.

No dia 10 de setembro, esta paróquia vai peregrinar ao Santuário de Nazaré. “Partimos às sete da manhã e voltamos pelas 10 da noite, e o sentido é o agradecimento. Vamos em Círio, numa grande romaria ao santuário”, deseja. No dia 15, “a Imagem vai circular pelas diferentes aldeias, como despedida”, e dois dias depois, a 17 de setembro, a paróquia de Santo Estêvão das Galés “vem buscar a Imagem”, com uma celebração mariana, às 12h30.

texto por Diogo Paiva Brandão; foto por paróquia do Sobral da Abelheira
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES