O Cardeal-Patriarca acredita que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que Lisboa vai receber daqui a pouco mais de um ano, vai deixar uma marca de Evangelho.
“A JMJ deixará decerto uma marca profunda e criativa de Evangelho vivo e convivido. Impulsionará a fazer como a jovem Virgem da Visitação, não demorando a oferecer a todos o Cristo que recebeu de Deus”, observou D. Manuel Clemente, na mensagem de introdução ao ‘Programa e Calendário Diocesano 2022-2023’. No texto, dirigido aos “caríssimos diocesanos”, o Cardeal-Patriarca diz que “a todos” quer “animar e agradecer”. “Ano pastoral que prolonga o que estamos a concluir, no horizonte cada vez mais definido da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará entre nós na primeira semana de agosto de 2023, com a presença do Santo Padre e uma multidão de gente nova, provinda dos cinco continentes”, recordou.
Nesta mensagem, D. Manuel Clemente lembra ainda que o ano pastoral 2022-2023 “será também preenchido pela correspondência ao que foi refletido e apurado na fase diocesana do Sínodo dos Bispos de 2023”. “Foram milhares de pessoas em centenas de grupos que ofereceram o seu contributo, sintetizado e aprovado pelos órgãos colegiais da diocese na assembleia de 14 de maio passado. A nossa contribuição seguiu para a Conferência Episcopal, mas havemos de aplicar entre nós os seus pontos essenciais, como já foi sublinhado nas reuniões do Conselho Pastoral e do Conselho Presbiteral, bem como do Apostolado dos Leigos”, frisou, reforçando que “tudo isto, caríssimos irmãos e irmãs, só o conseguiremos com Deus e a partir de Deus”. “Tomemos como ponto principal da nossa agenda pastoral a oração insistente, para que as metas sejam atingidas, os obstáculos ultrapassados e a ‘nova evangelização’ se consiga”, deseja o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
O ‘Programa e Calendário Diocesano 2022-2023’ está acessível, gratuitamente, no site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt). Brevemente, a edição em papel vai estar disponível na Livraria Nova Terra, no Mosteiro de São Vicente de Fora, e tem um custo de 1,5¤, por exemplar.
Tony Neves
É sempre uma alegria voltar à Suíça e reencontrar comunidades portuguesas que ali vivem, trabalham e também celebram a sua Fé.
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]
|
Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]
|