JMJ Lisboa 2023 |
Fique a conhecer
COD do Porto
<<
1/
>>
Imagem

O COD do Porto vai sentindo “um pulsar cada vez maior e melhor” de toda a diocese à medida de que se aproxima a JMJ Lisboa 2023. Já em outubro próximo, a peregrinação dos símbolos da JMJ nesta diocese “serão um acordar definitivo” para essa realidade, garante o coordenador do COD do Porto, padre Jorge Nunes.

Este Comité está dividido em “quatro grandes setores”: secretaria, alojamento, terreno e vivência. “Na secretaria, encontram-se os assuntos económicos e as relações institucionais; no alojamento, temos os institutos religiosos e congregações, as famílias de acolhimento e as inscrições; no terreno, temos os voluntários, a logística e os eventos; por último, na vivência, temos a comunicação, os conteúdos, a liturgia e, desde há pouco tempo, as equipas da pastoral universitária e das escolas”, descreve o sacerdote, indicando que, entre responsáveis de equipas, são cerca de 20 a 25 pessoas envolvidas, a somar a outras dezenas que constituem cada equipa. Apesar de toda a equipa da Pastoral Juvenil estar inserida em cada uma destas equipas, foram convidados leigos e sacerdotes de outros secretariados diocesanos. “Cada secretariado, como por exemplo os da Liturgia, Família ou Saúde, está representado com duas pessoas”, revela.

A organização das equipas em COVs vão dar lugar, após a JMJ Lisboa 2023, às equipas vicariais da juventude, “mantendo a estrutura e as pessoas”, avança o padre Jorge Nunes, destacando a importância do documento diocesano ‘Levanta-te, Cristo vive em ti’, que pretende preparar esta mudança.

Para já, a juntar aos habituais ‘Dia 23’, o ‘Km 11’, nos dias 23 e 24 de julho, é a próxima iniciativa na agenda, que está a ser organizada “em comunhão” com as dioceses do norte de Portugal.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Foi muito bem acolhida, pela generalidade da chamada “opinião pública”, a notícia de que...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES