O Setor de Animação Vocacional do Patriarcado de Lisboa e o Pré-Seminário de Lisboa dinamizam, nos próximos meses, diversas atividades vocacionais de verão pela diocese.
Os campos vocacionais para raparigas, Luzeiros, vão decorrer na Casa do Oeste, em Ribamar, de 6 a 10 de julho, e são dirigidos a raparigas do 7.º ao 12.º anos. Numa carta enviada ao clero, o diretor do Setor de Animação Vocacional salienta que o objetivo dos Luzeiros é “apoiar a paróquias da nossa diocese nesta tarefa da Igreja de introduzir as suas filhas no dinamismo vocacional da fé cristã”. “Esta experiência vocacional inclui tempos de catequese e convívio, oração e partilha, trabalho e jogo, meditação e diversão”, escreveu o padre Bernardo Trocado. Este sacerdote lembra ainda que, “com o passar dos anos, alguns frutos vocacionais vão-se tornando visíveis: algumas das raparigas que foram participando nestes encontros, já têm vindo a abraçar carismas concretos da vida consagrada, por exemplo, na Ordem Clarissa, na Ordem do Carmelo, na Aliança de Santa Maria, nas Filhas de São Paulo ou na Ordem da Imaculada Conceição”.
Para os rapazes, o Pré-Seminário de Lisboa está a organizar os Campanários, no Seminário de Penafirme: de 6 a 9 de julho, para rapazes do 7.º e 8.º anos; de 11 a 14 de julho, para rapazes do 9.º ao 11.º anos. Já a Semana de Verão, para quem esteja no 12.º ano, seja universitário ou trabalhe, vai decorrer no Seminário de São José de Caparide, de 20 a 27 de julho. “A Igreja precisa de vocações sacerdotais, de acordo com a vontade do Senhor. Possamos nós chamar em Seu nome, para que ninguém deixe de ouvir”, refere o diretor do Pré-Seminário, padre Rui de Jesus.
Informações: www.vocacoes.patriarcado-lisboa.pt e www.seminarios.patriarcado-lisboa.pt
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|
Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]
|
Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]
|