JMJ Lisboa 2023 |
A conhecer
COD de Viana do Castelo
<<
1/
>>
Imagem

A norte de Portugal, o COD de Viana do Castelo prepara com entusiasmo o caminho até à JMJ. Composto por cerca de 20 elementos, esta equipa começa por realçar que, “com a proximidade da JMJ, a motivação dos jovens começa a crescer”. Segundo o coordenador do COD de Viana do Castelo, padre Domingos Meira, tem-se notado uma maior “vontade de participar” na JMJ. “Os próximos meses vão-nos surpreender pela positiva”, afirma este responsável, apontando à peregrinação dos símbolos que a diocese de Viana do Castelo vai receber no próximo mês de janeiro.

O COD de Viana do Castelo foi constituído há cerca de um ano e meio e tem vindo a preparar, através de uma equipa própria, o ‘Dia 23’, “com propostas diversas, para os grupos de jovens e comunidades”, e outras iniciativas. Dentro desta estrutura, que foi criada a partir da equipa do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, existe também a equipa de coordenação, a equipa de comunicação e a equipa que prepara os ‘Dias nas Dioceses’. “Estamos a preparar esses dias, desde as inscrições, à programação dos vários sectores e elaborámos já um manual de procedimentos”, explica o responsável.

Segundo o responsável do COD de Viana do Castelo, este caminho de preparação irá deixar como fruto “o caminhar juntos, o trabalhar em conjunto, como diocese”. A atestar esta convicção o sacerdote dá como exemplo o “contacto e a coordenação com as equipas arciprestais para a dinamização das paróquias” e que tem permitido a “mobilização da diocese”. “Esta rede que estamos a tentar criar na diocese poderá dar frutos, mesmo depois da jornada”, afiança.

A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Tony Neves
Há fins de semana inspirados. Sábado fiz de guia a dois locais que me marcam cada vez que lá vou. A...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Conta-nos São João que, junto à Cruz de Jesus, estava Maria, a Mãe de Cristo, que, nesse momento, foi...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES