O Cardeal-Patriarca de Lisboa considerou que o diálogo cultural é uma componente “essencial” da ação católica e destacou a influência da mensagem cristã no mundo.
Na apresentação do livro ‘O catolicismo, Portugal e a Europa | Uma relação criativa’, que reúne textos da sua autoria e foi coordenado por Manuel Braga da Cruz, D. Manuel Clemente destacou a “ligação entre cultura, religião e movimentos missionários” na construção da Europa. “A cultura é o que faz com que possamos dizer ‘nós’. A cultura é sempre um exercício coletivo”, referiu, na sessão de apresentação da obra, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no dia 31 de maio. O Cardeal-Patriarca sublinhou ainda a influência da mensagem cristã no mundo. “Quando olhamos para estes dois mil anos reparamos nisto mesmo: o influxo que a mensagem cristã teve nos mais diversos domínios – da sociedade, da cultura, do direito, das relações humanas. Por isso, essa relação criativa de cristianismo, como continua a ser uma originalidade que não passa, está disponível hoje, como está em tantas iniciativas protagonizadas por mulheres e homens cristãos por essa Europa fora e no nosso país”, concluiu.
Tony Neves
É sempre uma alegria voltar à Suíça e reencontrar comunidades portuguesas que ali vivem, trabalham e também celebram a sua Fé.
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]
|
Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]
|