Lisboa |
Cardeal-Patriarca escreve aos participantes na Reunião Diocesana Pré Sinodal
“Rumo a uma Igreja verdadeiramente ‘sinodal’”
<<
1/
>>
Imagem

O Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrou que a conclusão da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, no dia 14 de maio, no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, “não significa o fim do tema” no Patriarcado.

“A conclusão duma fase não significa o fim do tema que a ocupou. Muito pelo contrário, é o balanço projetivo das reflexões feitas de há meses para cá em vários grupos e instâncias da diocese, envolvendo muitas pessoas e ocasionando tantas partilhas e propostas, rumo a uma Igreja verdadeiramente ‘sinodal’, em que caminhamos juntos e repartimos carismas e missões”, escreveu D. Manuel Clemente, na carta que dirigiu aos participantes (ver caixa) da Reunião Diocesana Pré Sinodal. No texto, o Cardeal-Patriarca destaca que só com a sinodalidade “avançaremos para o futuro, mais irmanados na missão e para a evangelização dentro e fora das nossas comunidades”. “É assim que Deus nos quer e o Papa Francisco sempre exorta. Aliás, durante a caminhada sinodal que realizámos na diocese de 2014 a 2021, foi isso mesmo que nos moveu e a Constituição Sinodal de Lisboa estipulou, como fruto da reflexão de centenas de grupos que se criaram na altura. Prossigamos pois, agora no âmbito da Igreja universal!”, incentivou.

Entretanto, o coordenador diocesano do Sínodo dos Bispos, cónego Rui Pedro Carvalho, revelou o programa do encontro de avaliação da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, no Turcifal, daqui a menos de um mês. O acolhimento está marcado para as 9h30 e a oração inicial para as 10h00, a que se seguem as palavras introdutórias e a contextualização da caminhada sinodal e apresentação do relatório final. A manhã terá ainda trabalho de grupos, sendo que da parte da tarde haverá um painel com vivências da fase diocesana e a apresentação e votação da síntese diocesana. A Reunião Diocesana Pré Sinodal termina com a Missa, às 17h15.

 

______________


Em decreto, o Cardeal-Patriarca de Lisboa convocou para a Reunião Diocesana Pré-Sinodal os Bispos Auxiliares, os Vigários Gerais e o Vigário Judicial, os Cónegos da Igreja Catedral (não jubilados), os membros do Conselho Presbiteral, os membros do Conselho Pastoral, os Vigários Forâneos, os Assistentes e Diretores dos Departamentos, Setores e Serviços da Cúria e os membros do secretariado do Sínodo. No total, é esperada a participação de 140 membros.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Vivemos um tempo de grande angústia e incerteza. As guerras multiplicam-se e os sinais de intolerância são cada vez mais evidentes.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Jamais esquecerei a forte emoção que experimentei há alguns dias. Celebrávamos a missa exequial de...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O último estertor da dissoluta Assembleia da República atenta gravemente contra a liberdade, a religião,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Somos alertados pelo Papa Francisco na Mensagem do dia da Paz de 2024 para o facto de as máquinas inteligentes...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES