Está ainda na memória o clima de festa que se viveu, no início de março, aquando da receção dos símbolos da JMJ na Sé da Guarda. Numa praça onde acorreram muitas centenas de jovens, o Bispo da diocese, D. Manuel Felício, disse, na altura, esperar nos dias seguintes um “abanão” que possa renovar as comunidades. E as réplicas já se fizeram notar. Para a responsável pelo COD da Guarda, Sandra Soares, os jovens têm marcado presença e “vivido intensamente todos os momentos”. Numa diocese “muito grande e dispersa”, tem sido “muito interessante ver que, mesmo nos sítios mais pequenos, com poucos jovens, os poucos que lá estão, parece que duplicam e têm muita vontade de participar”, conta Sandra Soares, partilhando que aquilo que vai vendo em cada paróquia tem “ultrapassado as expectativas”.
Para a responsável do COD da Guarda, para além da festa de acolhimento dos símbolos, outro dos “momentos únicos” e que mais guarda é a Via Sacra que aconteceu na Torre da Serra da Estrela, no passado dia 20 de março. Nesses momentos, “a alma fica quente” e faz considerar o frio como “relativo”, assegura. Segundo Sandra Soares, os jovens envolvidos na caminhada de preparação “não tiveram dificuldade nenhuma” em subir ao ponto mais alto de Portugal continental e “iriam quantas vezes fossem precisas”. Os que estão “próximos” da Igreja, mas que não colaboram ativamente na preparação da JMJ, “acabam por se contagiar”. Alguns já têm “perguntado como podem participar e colaborar”, assegura.
Em jeito de balanço e após os símbolos terem percorrido cerca de 900 quilómetros, o COD da Guarda considera que os jovens guardenses “estão mobilizados” e a passagem dos símbolos pela diocese tem sido “extraordinária”. “Os jovens vivem mais intensamente o significado da cruz e do ícone e percebem que esta oportunidade é única”, observa Sandra, que diz sentir-se “agradecida” pelo que já tem vivido, enquanto responsável pelo COD da Guarda.
Neste Domingo, 3 de abril, os símbolos da JMJ vão ser entregues à Diocese de Viseu.
____________
Mais de 900 quilómetros percorridos
Mais de 500 voluntários
48 paróquias
25 estabelecimentos de ensino
10 instituições sociais
20 associações de bombeiros
14 autarquias
Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]
|
Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|