É assim que, de uma forma descontraída, proponho clarificar alguns termos. Os novos entendimentos perturbam não apenas a linguagem, mas também afastam a sociedade de Deus. Devemos estar atentos, com a consciência esclarecida, para não cairmos na armadilha de aceitarmos como bom o que é fundamentalmente contra o Evangelho.
Já o Senhor nos diz que devemos ser prudentes.
Atenção: as frases em negrito são a deturpação do significado normal das palavras ou termos abordados que estão sublinhados.
Tolerância - Significado normal: aceitação do outro. Significado ideológico recente: ausência de convicções. Explicação: para acabar com a influência da Igreja Católica num país católico tratemos todas as religiões ao mesmo nível, isto é, não dêmos qualquer relevância à religião.
Valores Universais – significado normal: valores comuns a toda a Humanidade que assentam na dignidade de toda a pessoa humana. Significado ideológico recente: tudo o que não ofende... quem tem convicções. E que evita que as relações sociais se rebaixem ao nível animalesco: defesa da natureza, fraternidade, bondade, tolerância, civismo, etc.
Direitos Humanos – Direitos reconhecidos a todos os seres humanos decorrentes da sua dignidade de filhos de Deus e não da vontade arbitrária dos homens. Significado ideológico recente: direitos reconhecidos a todos os seres humanos que decorrem das ideias de alguns que se consideram, no seu orgulho cego, iluminados. Por exemplo: alguns países e lobbys estão a tentar que as Nações Unidas reconheçam como direitos duas situações: um direito das crianças contra os pais (o que lhes permitiria confrontar os pais na sua educação, ainda que correcta); e o direito descricionário da mulher ao aborto (legalizar o aborto em todo o mundo e a todo o tempo de duração de uma gravidez).
Direito à Vida – Significado normal: Direito à vida de todo o ser humano desde a concepção ao momento da morte natural. Significado ideológico recente (sistema jurídico português): Direito a viver a partir dos três meses de gestação dentro da mãe ou, se o resultado da amniocentese (exame ao líquido amniótico) ou a ecografia apontarem para anomalias no bebé, a partir dos seis meses de gestação.
IVG – Termo recente, correspondendo às iniciais da expressão Interrupção Voluntária da Gravidez. Significado normal: aborto. Significado ideológico recente: realizar a interrupção da gravidez por vontade da mulher, por meios químicos ou cirúrgicos, sem considerar a vida e a dignidade do ser humano que traz dentro de si.
Direito dos pais a orientarem a educação dos filhos – Significado normal: Direito dos pais orientarem os filhos e a sua educação de acordo com os seus valores, a sua religião, os princípios que acreditam. Significado ideológico recente: Direito dos pais a educarem os seus filhos de acordo com a ideologia do Estado. Isto é: As ideias sobre política, sobre a sexualidade, sobre história, sobre religião, defendidas pelos homens no poder não deverão ser contrariadas pelos pais, nomeadamente, os pais católicos.
Educação sexual – Significado normal: educação para o amor, para a descoberta do corpo como meio previlegiado de comunicação ao outro. Significado ideológico recente: ensinar às crianças e jovens que tudo lhes é permitido neste campo deste que retirem satisfação disso. É ensinar às crianças e jovens a contracepção como solução intermédia e o aborto como opção final.
Saúde reprodutiva – Termo recente para designar não a saúde da grávida, mas os métodos anticoncepcionais e o aborto.
Gabinete do Aluno – Termo utilizado pela nova lei da sexualidade nas escolas, que data de 2009. Lugar que se criou nas escolas (e que vai ser obrigatório para as escolas públicas e para os estabelecimentos de ensino particular suportados economicamente pelo Estado), para que os métodos contraceptivos e o aborto possam chegar aos menores sem intervenção ou sequer conhecimento dos pais.
Princípio da confidencialidade – Termo utilizado pela nova lei da sexualidade nas escolas. É o princípio que rege as conversas dentro do Gabinete do Aluno, que se traduz em “não vamos dizer nada aos teus pais”. In extremis, se a aluna Maria, de catorze anos está grávida pode tomar a pílula do dia seguinte (ou realizar um aborto até às doze semanas?) e os pais nem ficam a saber.
Objecção de consciência – Significado normal: direito a não realizar determinados actos consentidos por lei, em função da consciência ética da pessoa (os valores mais importantes para essa pessoa). Por exemplo: para os médicos, não praticarem um aborto. Significado ideológico recente: a consciência tem que se abster perante as necessidades pragmáticas ou a lei. Por exemplo: perante uma situação concreta, um médico é obrigado a efectuar um aborto nos termos legais... se, nesse momento preciso, não estiver disponível outro médico disposto a fazê-lo. Outro exemplo: os professores vão ter que ensinar às crianças que o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo é tão legítimo como o casamento heterossexual.
Casamento – Significado normal e corrente: união plena entre um homem e uma mulher, que se comprometem a amar-se e respeitar-se até à morte de um deles. Significado ideológico recente que irá decorrer da nova lei sobre o casamento: contrato sem garantias dadas por lei, entre um homem e uma mulher, um homem e um homem ou uma mulher e uma mulher, enquanto ambos retirarem satisfação dessa relação e que se pode desfazer mais depressa que um contrato de trabalho.
Género – significado normal: sexo (masculino ou feminino). Significado ideológico recente: o sexo que cada um escolhe ter. Ex: Se o António (sexo masculino) quer ser Antónia, muda de género.
Igualdade de género – Significado normal: Igualdade dos sexos na sua dignidade e nos seus direitos. Significado ideológico recente: igualdade de ambos os sexos nos papeís que desempenham na sociedade e estabelecimento de quotas (número mínimo) para as mulheres nos cargos públicos, nos parlamentos, etc.
Homofobia – Esta é uma palavra recente. Já nasceu ideologicamente enquinada. Significado que deveria ter: Medo de, e perseguição aos, homossexuais pelo simples facto de terem relações sexuais com pessoas do mesmo sexo. De facto, à luz da nossa Fé, ninguém tem o direito de perseguir estas pessoas. Como Jesus nos ensinou: devemos odiar o pecado e acolher o pecador.
Significado ideológico (bastante perturbador): não concordar que a homossexualidade (relações homem com homem/ mulher com mulher) seja uma opção de vida ao lado da heterossexualidade (relações entre homem e mulher). Assim, alguém que afirme que as relações sexuais entre duas pessoas do mesmo sexo não são naturais, é considerado, por quem utiliza esta palavra, um perseguidor dos gays e lésbicas, um criminoso da pior espécie.
Igreja – Significado normal: um Corpo, no qual o Povo de Deus constitui os membros e Jesus Cristo é a Cabeça. É orientada pelo ensinamento dos apóstolos e tem vocação para a universalidade e santidade. Noutra perspectiva: o conjunto de todos os baptizados. Significado ideológico recente: os padres, os bispos, o Papa. A doutrina “retrógada” que deles dimana. Insisto num ponto, que ao Povo de Deus – nós - respeita: todos os católicos constituem a Igreja, todos somos responsáveis pelo que Ela é. Graças a Deus que o Papa e os bispos se mantém fieís à Doutrina e ao Evangelho!
Jesus Cristo – Significado normal para os cristãos: Deus-Filho. Significado ideológico recente: um homem bom, ou mesmo excepcional; um revolucionário que acabou pregado numa cruz.
Religião – Conjunto de crenças que consubstanciam a Fé em determinados princípios basilares e numa entidade divina ou, no caso dos cristãos, num Deus que é três pessoas: o Pai, o Filho que é Cristo e o Espírito Santo. Significado ideológico recente: conjunto de crenças e ritos que aliviam o homem do seu fardo e lhe aumentam a felicidade terrena. O que por ser socialmente desejável, deve ser protegido, mas não deve ir contra o que os homens no poder entendem. É o relativismo no seu melhor!
Uma reflexão final: Para o Mundo novos significados virão ao sabor da corrente, mas nós, mantermo-nos-emos fieís à Verdade e é nosso dever de católicos desmacarar com civilidade e firmeza as deturpações do Bem. E não nos calarmos só porque se levantam vozes contra.
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|
Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]
|
Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]
|