JMJ Lisboa 2023 |
Ao povo ucraniano
CODs mobilizados na ajuda ao povo ucraniano
<<
1/
>>
Imagem

São já vários os CODs da JMJ que se disponibilizaram para apoiar financeiramente o povo ucraniano, através da doação do valor angariado com a venda de merchandising da JMJ Lisboa 2023 para a campanha ‘Cáritas Ajuda Ucrânia’, da Cáritas Portuguesa.

Na publicação no Facebook em que anunciou a decisão, o COD do Porto assegurou também a oração pelo fim da guerra na Ucrânia. “Caminhamos unidos na fraternidade. Rezamos pela paz”, anunciaram os responsáveis juvenis.

 

COPs recolhem bens

Também em inúmeras paróquias, de todo o país, a mobilização para apoio ao povo ucraniano está a acontecer. No Patriarcado de Lisboa, o COP de Vila Franca de Xira, em parceria com a escola local e com o apoio da câmara municipal fez, no primeiro fim-de-semana de março, uma recolha de alimentos e produtos de higiene que agora se preparam para enviar. A responsável deste COP, Mafalda Matos, salienta que “esta iniciativa nasceu no contexto da caminhada de preparação da JMJ” e foi importante para “motivar os jovens”. “O balanço é positivo, sobretudo tendo em conta o curto-prazo em que a campanha foi lançada [na Quarta-feira de Cinzas]. Toda a comunidade se envolveu e as pessoas aderiram muito bem”, salienta esta jovem, de 23 anos.

A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES