Passados três anos desde o anúncio da cidade de Lisboa como sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, milhares de jovens já se encontram a preparar com dedicação e “apressadamente” este encontro que trará, a Portugal, em agosto de 2023, outros jovens de todo o mundo. Recorde os principais momentos do caminho percorrido até agora.
2019
27 de janeiro
Anúncio
Portugal foi anunciado como o país que receberá a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O anúncio foi feito no final da Missa de envio da JMJ Panamá 2019, com o Papa Francisco. No regresso a Lisboa, o Cardeal-Patriarca garantiu que esta JMJ será “uma Jornada dos jovens para os jovens”. Por estes dias, também foi apresentado o Parque Tejo, junto ao Mar da Palha, em Lisboa, como o local dos eventos centrais.
22 de junho
Tema
‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39) foi o tema escolhido pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, dando assim continuidade à dimensão mariana como proposta de caminhada espiritual para os jovens.
25 de outubro
Sede do COL
O Cardeal-Patriarca benzeu, na data do aniversário da Dedicação da Sé de Lisboa, a sede do Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude, situada no Mosteiro de São Vicente de Fora.
2020
20 de abril
Adiamento
Devido à pandemia do novo coronavírus, o Papa Francisco adiou, para agosto de 2023, a realização da JMJ em Lisboa. “A necessidade de concentrar esforços e recursos no apoio aos mais fragilizados” levaram o Santo Padre a tomar esta decisão.
16 de outubro
Logotipo
A jovem designer Beatriz Roque Antunes venceu o concurso para o logo da JMJ Lisboa 2023. A Cruz de Cristo, atravessada por um caminho, onde surge o Espírito Santo, o Terço e o rosto de Maria, são os elementos centrais, num logotipo marcado ainda pelas cores da bandeira de Portugal.
21 de novembro
Oração oficial
A oração oficial da JMJ Lisboa 2023 foi apresentada no dia 21 de novembro, memória da Apresentação de Nossa Senhora. “Iremos apressadamente / sem distração nem demora / antes com prontidão e alegria”, lê-se na oração.
22 de novembro
Símbolos
No dia da Solenidade de Cristo Rei, o Papa Francisco entregou os símbolos da JMJ (a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora) a uma delegação de jovens portugueses, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
28 e 29 de novembro
‘Faz Missão’
O início do Advento ficou marcado pela iniciativa ‘Faz Missão’, onde os jovens foram desafiados, onde estivessem, a fazer missão, dando “expressão ao tema proposto pelo Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023”. Os jovens de todo o país “aderiram” ao desafio.
2021
27 de janeiro
Hino
‘Há pressa no ar’ é o título do hino oficial da JMJ Lisboa 2023 e foi inspirado no tema da Jornada. A letra da canção vencedora do concurso é da autoria do padre João Paulo Vaz, da Diocese de Coimbra, a música de Pedro Ferreira e os arranjos de Carlos Garcia.
15 de abril
Terços
Disponíveis em três versões, os terços oficiais da JMJ Lisboa 2023 foram apresentados como “um convite à oração”. Duas versões são em madeira e outra usa o plástico reciclado como matéria-prima, assumindo assim a preocupação ambiental.
20 de maio
Papa Francisco
O Papa Francisco recebeu o logotipo e o terço da JMJ Lisboa 2023. A oferta foi feita pelo presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, durante uma audiência, no Vaticano.
8 de julho
Peregrinação
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, símbolos da Jornada Mundial da Juventude que estavam na Sé de Lisboa, iniciaram a peregrinação fora de Portugal, passando por Angola, Espanha e Polónia.
16 de agosto
Artigos oficiais
Os artigos oficiais da JMJ Lisboa 2023 começaram a ser vendidos, através do site https://store-eu.lisboa2023.org, em 27 países da Europa. Para além dos terços, t-shirts, sweats e bonés, juntaram-se outros produtos que apostam na sustentabilidade dos materiais.
4 de outubro
Data
O COL da JMJ Lisboa 2023 anunciou a semana entre 1 e 6 de agosto para a realização do encontro que vai contar, em Lisboa, com a presença do Papa Francisco e dos jovens de todo o mundo.
29 de outubro
Símbolos pelo país
A Diocese do Algarve foi a primeira diocese portuguesa a receber os símbolos da JMJ, seguindo-se as dioceses de Beja, durante o mês de dezembro, e Évora, até ao final deste mês de janeiro.
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|
Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]
|
Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]
|