JMJ Lisboa 2023 |
Carta do Cardeal-Patriarca de Lisboa
Três anos depois e ano e meio pela frente!
<<
1/
>>
Imagem

Três anos depois da indicação de Lisboa para local da próxima Jornada Mundial da Juventude, temos antes de mais de agradecer ao Papa Francisco por ter feito tal escolha. O grande aplauso que coroou o anúncio, quando foi feito no final da Jornada do Panamá, em janeiro de 2019, ainda ecoa nos que o ouvimos como incentivo à grande realização já em curso.

Neste momento já está completo e ativo o quadro geral da preparação da JMJ Lisboa 2023. Das paróquias às vigararias, das vigararias às dioceses e de todas estas ao COL, são milhares de jovens os que pelo país inteiro se integram ativamente, neste caminho também ele sinodal. Como Maria, também partimos já e apressadamente para o grande encontro que faremos. 

O que se passa mensalmente em cada dia 23, comunidade a comunidade, o que vai acontecendo com a passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pelas dioceses, a dinamização da pastoral juvenil que tudo isto incentiva, tudo isto e muito mais é a JMJ em ação.

A próxima instalação da sede da JMJ em instalações amplas e mais propícias ao encontro de organizadores e voluntários, a colaboração mais intensa dos organismos autárquicos e públicos e a crescente informação sobre o que se faz e planeia para o próximo ano e meio, tudo vai fazendo da Jornada um grande motivo e incentivo para os jovens de aquém e além-fronteiras.

O hino já é cantado em muitas línguas nos vários continentes. As notícias circulam crescentemente nos media e nas redes. Como tudo o que é autenticamente cristão, a oração intensifica-se e garante que a JMJ será realmente o que Deus quer. Os padroeiros, tanto os geralmente conhecidos, como os que nasceram em Lisboa e subiram aos altares, estão realmente connosco e garantem que é possível fazer desses dias de agosto de 2023 a grande ocasião de encontro e relançamento evangélico da juventude mundial.

Prossigamos pois, criando o futuro!

 

Convosco,

+ Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa

foto por Ricardo Perna/Família Cristã
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES