Rodrigo Santos | COV de Alenquer
O meu nome é Rodrigo Santos, tenho 22 anos, sou escuteiro há 16 anos no Agrupamento 272 – Sobral de Monte Agraço. Há cerca de 4 anos fui convidado para ser coordenador vicarial (COV) da Vigararia de Alenquer, para a JMJ Lisboa 2023. O COV tem como função fazer a ponte entre o COD/COL e as paróquias (COP), acompanhar e auxiliar as paróquias na preparação das JMJ. Tem sido um trabalho desafiante, cansativo, mas gratificante, ao ver a envolvência da comunidade e dos jovens neste processo. O facto de ser escuteiro ajudou-me pois sempre estive habituado a trabalhar em equipa, seguindo o sistema de patrulhas e sempre fui desafiado a procurar soluções práticas e criativas para os obstáculos que aparecem no nosso caminho, o que também é muito útil na preparação deste caminho.
Sara Trigo | Coro Jornada Mundial da Juventude, Algueirão (texto adaptado)
O meu nome é Sara, tenho 23 anos e sou escuteira no Agrupamento 752-Algueirão. Comecei desde miúda nos Lobitos e há 16 anos que faço parte da grande família do CNE.
Com a realização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal e sendo nós, também, uma associação que vive à luz do Evangelho e se rege segundo a doutrina da Igreja Católica, não haveria outra forma senão estarmos envolvidos.
Eu, paralelamente ao escutismo, propus-me a um desafio adicional e tive o privilégio de poder integrar o Coro Oficial da JMJ23'. E é nesse grupo de trabalho que, agora, me encontro totalmente focada e dedicada.
Este coro é composto por 200 jovens a nível nacional, que foram escolhidos após várias fases de seleção. Os ensaios, para serem o mais produtivos possível, decorrem sempre durante um fim-de-semana completo, em Lisboa e começaram em julho do ano passado.
Tendo em conta a diversidade geográfica dos elementos que compõem este coro, uma vez que vêm de diferentes pontos do país, incluindo as ilhas, a Equipa da Música incentivou os jovens locais a acolher os que vêm de fora. Foi então que, depois de falar em casa com os meus pais, decidimos inscrever-nos enquanto Família de Acolhimento. Mesmo encontrando-nos numa fase conturbada, na altura, após mudança de casa, com muita coisa para arrumar e organizar, não hesitámos em acolher!
Dado o número de participantes que se prevêem para o grande evento, é mesmo importante apelar à disponibilidade das famílias locais, para que acolham estes peregrinos em suas casas. Não sejam demasiado exigentes convosco próprios a achar que não dispõem das condições ideais para os receber. Confiem nesta grande equipa de organização das Jornadas e não tenham medo de abrir a vossa porta a um desconhecido. Abram os vossos horizontes e procurem uma nova experiência cultural e internacional, que vos enriqueça a nível pessoal/espiritual, com quem possam partilhar histórias, vivências, costumes/tradições; e coloquem o vosso dom de "bem receber", a hospitalidade que tanto nos caracteriza enquanto povo português, ao serviço da comunidade e daqueles que, neste caso, vêm de longe, movidos pela sua fé, procurando um ninho que os acolha.
Os ensaios do coro têm corrido muito bem e à medida que vamos aperfeiçoando o repertório, juntando as vozes e instrumentos, ficamos com uma noção mais real de como tudo irá soar no momento. Está cada vez melhor e mais bonito. Os ensaios são sempre intensos, mas a sensação no final, apesar de cansados, é de pura satisfação e felicidade!
O facto de estar envolvida, desta forma, na preparação da JMJ23', faz-me ter noção da dimensão do evento e da responsabilidade que é organizar um encontro destes, à escala mundial. Ao mesmo tempo, sinto um orgulho e gratidão enormes por fazer parte de um coro destes e poder viver esta experiência irrepetível. Enquanto coro, espero que consigamos colocar o dom que Deus nos deu ao serviço dos outros e que todo o nosso trabalho seja reflexo de um som harmonioso, que toque no coração de todos. E que cada Voluntário da JMJ, que não teve medo de dizer SIM, tal como Maria, faça a diferença com o seu serviço nesta Jornada.
______________
Merchandising do CNE
Adquire já o merchandising do CNE para a JMJ Lisboa 2023 em https://jmj23.escutismo.pt
![]() |
Pedro Vaz Patto
Se algumas dúvidas ainda subsistissem sobre o propósito do Papa Leão XIV de dar continuidade ao caminho...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
Com grande oportunidade, o Papa Leão XIV acaba de divulgar uma importante Exortação Apostólica sobre...
ver [+]
|
![]() |
Tony Neves
‘Amou-te!’ (‘Dilexi te’), sobre o amor para com os pobres – quase todos...
ver [+]
|
![]() |
Guilherme d'Oliveira Martins
A Santa Sé acaba de divulgar o tema da mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz de 2026....
ver [+]
|