Família
Familiarmente
Ser família é…
Convidámos alguns casais da nossa Diocese a refletir sobre o que é para si ser família. Partilhamos as suas ideias…   Ana e Artur: “Ser família é começar a construir uma casa com outra pessoa. É sermos o pilar um do outro, para sustentar o teto.
ver [+]
Dia 8 de maio, na Casa do Gaiato
Convite de D. Manuel Clemente para a Festa da Família
Em plena alegria pascal, convido-vos a todos para a Festa da Família. Este ano, desenrola-se sob o lema: «Viu-o e encheu-se de compaixão», que refere a parábola do Bom Samaritano e a maneira como olhou para aquele homem caído no meio da estrada, e depois o levantou e cuidou dele.
ver [+]
Familiarmente
Testemunho: Em busca da felicidade
Infelizmente não encontrei o “Felizes para sempre” no meu primeiro casamento. Infelizmente vivi o sentimento de “não pertença” durante anos e participei na celebração eucarística comungando espiritualmente porque, por ser divorciada, não o podia fazer de outra forma.
ver [+]
Familiarmente
De pais a avós
É enorme a alegria quando um casal recebe a graça de uma vida nascente, fruto do seu amor e total entrega e são mil projetos que se vão construindo durante o tempo de gestação. Estes nove meses constituem, por si só, um tempo de adaptação a um novo ritmo de vida, com atenções mais repartidas.
ver [+]
Familiarmente
Concurso de coroas de Advento
Agradecemos a generosa partilha de todas as famílias que nos enviaram as suas orações e as fotos das suas coroas de Advento. Nesta edição publicamos a foto de três coroas de Advento que iluminaram o caminho até ao Natal do Senhor.   Da manjedoura ao...
ver [+]
Concurso de coroas de Advento 2015
O Sonho missionário de levar a luz de Cristo a todas as famílias
Com o objetivo de promover a preparação em família da celebração do nascimento de Cristo, o setor da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa promove um concurso de coroas de Advento, sob o título “O Sonho missionário de levar a luz de Cristo a todas as famílias”.
ver [+]
Familiarmente
Batem à porta…
Enquanto a Europa anda distraída com o drama que se vive dentro e fora das suas fronteiras, convém trazer à memória a história de uma Família de refugiados que, há mais de 2000 anos, também foi obrigada a fugir da Sua terra e procurar um lugar mais seguro para viver.
ver [+]
XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos
A família na ordem do dia
Todos fomos ouvidos, pronunciámo-nos sobre as mais diversas questões acerca da família porque precisamos de esperança para prosseguir na vida com a coragem da fé: e agora (de 4 a 25 do corrente mês de Outubro) decorre em Roma o Sínodo dos Bispos, que...
ver [+]
Familiarmente
CRÓNICA do OESTE – A Pesca
Nestes dias longos de Verão, nos passeios à beira-mar, cruzamo-nos com muitos pescadores que esperavam uma sarda ou um robalo, ou do que viesse à linha… Lembrei-me das palavras de Jesus para Simão e seu irmão André quando lançavam as redes ao mar:...
ver [+]
Familiarmente
Viver um retiro em família
Nos dias 27 e 28 de Junho estivemos em retiro de famílias no centro diocesano de espiritualidade do Turcifal. Sob o tema “Ser uma melhor família: transformar crises em oportunidades”, neste retiro encontraram-se pais, filhos e avós num espaço de oração e de diversão em família.
ver [+]
Familiarmente
Como viver com vocações diferentes...
O concretizar um sonho é sempre o pensamento de um rapaz ou de uma rapariga. Foi o que se passou connosco, pais de dois meninos, Rui e Bruno. Casámos há trinta e três anos e graças a Deus que temos estes dois filhos maravilhosos (de 2010 para cá passou a ser “três”).
ver [+]
Mensagem do Cardeal-Patriarca
Festa da Família: 17 de Maio no Mucifal, Colares
Aproxima-se 17 de maio, Domingo da Ascensão e Festa Diocesana da Família! Excelente oportunidade para nos encontrarmos e celebrarmos a verdadeira "ascensão" das nossas vidas com Cristo para Deus. Ascensão que começa precisamente nas famílias em que nascemos...
ver [+]
Anterior    1   2   3   4   5   6   7   8   9   10      Próximo
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Vivemos um tempo de grande angústia e incerteza. As guerras multiplicam-se e os sinais de intolerância são cada vez mais evidentes.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Jamais esquecerei a forte emoção que experimentei há alguns dias. Celebrávamos a missa exequial de...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O último estertor da dissoluta Assembleia da República atenta gravemente contra a liberdade, a religião,...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Somos alertados pelo Papa Francisco na Mensagem do dia da Paz de 2024 para o facto de as máquinas inteligentes...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES