Domingo
À procura da Palavra
Penso nos outros…
Não tem sido fácil adaptarmo-nos às mudanças que a pandemia da COVID19 exige de nós. Vamos procurando voltar aos estilos de vida que tínhamos “A.C.” (antes de Covid), sem a consciência da fragilidade da saúde e a responsabilidade social que nos é exigida.
ver [+]
À procura da Palavra
Ultrapassar o medo
De entre as muitas imagens de celebrações em tempo de confinamento, certamente alguns vimos aquela em que o padre subiu a um terraço da igreja e, rodeado de prédios, com as pessoas em suas casas, celebrou a eucaristia, “à luz do dia e sobre os telhados”.
ver [+]
À procura da Palavra
Chamados
Há no acto de chamar alguém um certo sabor a criação. Como se do nada e do silêncio aquela voz fizesse surgisse algo novo. Não se trata apenas de dizer um nome mas de convocar uma pessoa. Não guardamos a memória dos primeiros tempos em que, por boas...
ver [+]
À procura da Palavra
Três pequenas luzes
Regresso a esta “procura” como se tivesse atravessado uma imensa noite em silêncio. Houve palavras e luzes nestes tempos de quarentena e confinamento, em livros, notícias e muitas imagens. E mil e um sinais de uma humanidade a procurar vencer...
ver [+]
À procura da Palavra
O pedinte que dá
Anda a humanidade atenta e receosa por uma epidemia que nos afecta a todos. Mais do que as importantes causas da justiça e da paz eis-nos comprometidos numa guerra, que não é uns contra os outros, nem usa armas para destruir pessoas. É uma guerra para...
ver [+]
À procura da Palavra
Especiais
Ao ver o filme “Especiais” (“Hors normes,” de Olivier Nakache e Éric Toledano) que estreou a passada semana, senti a necessidade de ligá-lo ao apelo do Pai aos discípulos, no monte em que Jesus se transfigurou: “Escutai-O”.
ver [+]
À procura da Palavra
Todas as tentações
Quase ao terminar o filme “O advogado do diabo”, de Taylor Hackford, o personagem diabólico, magnificamente interpretado por Al Pacino, diz, de frente para a câmara: “A vaidade é o meu pecado preferido!” E frequentemente me lembro...
ver [+]
À procura da Palavra
O amor é inventivo
Uma das perguntas que toda a criança começa a ouvir desde cedo é esta: “O que queres ser quando fores grande?” E as respostas suscitam admiração, aprovação ou condescendência dos adultos que gostam demasiado de fazer aterrar os sonhos infantis.
ver [+]
À procura da Palavra
Um salto para o alto
Já o filme “Corpus Christi”, do realizador polaco Jan Komasa, caminha para o seu epílogo quando o jovem saído do reformatório que assumiu o papel de padre daquela aldeia, trespassada por uma tragédia, inicia a missa com estas palavras: “Eu sou um assassino.
ver [+]
À procura da Palavra
Que sabor tem a tua vida?
Não gosto de coisas insonsas. E muito menos de pessoas sonsas. E até porque o sal pode ser substituído por imensas ervas aromáticas, por especiarias inebriantes, quando não mesmo por um “piri-piri” ardente, o sabor da comida mistura-se com o sabor da vida.
ver [+]
À procura da Palavra
Ensinar a gratidão
Será que a gratidão é algo natural ao ser humano ou precisamos todos de aprendê-la? A pergunta surgiu-me ao ver uma reportagem sobre pessoas que nasceram com grandes incapacidades físicas. Da coragem com que as assumiram e ultrapassaram, fazendo o que...
ver [+]
À procura da Palavra
Servir a Palavra
Lembramos a primeira palavra que ouvimos? Que palavras guardamos como tesouro interior e quais são para nós tormento ou ferida? Conseguimos imaginar a dor de não ouvir e de não poder falar? Somos também feitos de palavras: escutadas, ditas, escritas.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES