Domingo
À procura da Palavra
Três
Faltam poucos minutos para as três. Da tarde. A hora limite para “dar à luz” estas palavras. E gostaria de criar novas histórias para falar do maior dos mistérios. Maior, porque é fonte e é foz, e n’Ele tudo é claro e é pleno. Mais...
ver [+]
À procura da Palavra
Pequenas flores de jacarandá
Contamos com eles e sempre nos surpreendem. Por entre os prédios, num jardim desconhecido, numa esquina habitual, em grupo ao longe, ou apenas um, a dizer “ergue o olhar!”, florescem os jacarandás de Lisboa em explosões de azul, roxo e lilás.
ver [+]
À procura da Palavra
Missão… em rede
São os últimos momentos de Jesus com os discípulos. Não apenas com os Doze, mas com o “pequenino rebanho” de homens e mulheres com quem viveu intensamente aqueles três anos. Não vai conduzi-los pela mão, nem deixa “manual de instruções” para a missão.
ver [+]
À procura da Palavra
Ensinar e recordar
Partimos cedo para a Praça de S. Pedro. O céu chuvoso e nublado dos últimos dias deu lugar a um azul brilhante, com nuvens brancas de algodão que amenizam a força do sol. O anúncio dos diferentes grupos, que de tantas partes do mundo aqui confluíram, vai desencadeando aclamações.
ver [+]
À procura da Palavra
Como Ele…
As despedidas nunca são fáceis. Pensar que deixamos de ver pessoas, uma terra, realidades que amamos, abre uma fenda dentro de nós. É como se ficasse um pouco do que somos naquele lugar, naqueles corações. E assim me maravilho com os “discursos da despedida de Jesus” que S.
ver [+]
À procura da Palavra
Nem donos, nem patrões…
As imagens de Jesus como “Bom Pastor” tiveram uma grande importância nos primeiros séculos do cristianismo, (basta recordar a sua presença nas catacumbas romanas) pois expressam o cuidado de Jesus pelos seus, o serviço e entrega total até à entrega da sua vida.
ver [+]
À procura da Palavra
Amas-Me?
Com a ressurreição de Jesus mudou tudo. Mas continua a haver ainda tanto para mudar, como nos relembram as explosões que vitimaram mais de 250 pessoas no último dia de Páscoa, no Sri Lanka! Na celebração da vitória da vida sobre a morte, ainda há quem espalhe morte em seu redor.
ver [+]
À procura da Palavra
Caminho de Luz
Estava a ser tão longo aquele caminho de Jerusalém a Emaús. O sol ia alto mas os nossos corações estavam mergulhados em trevas. Como fora possível tudo aquilo? Tinham sido rápidos os acontecimentos e o mundo novo que as palavras e os milagres de Jesus pareciam realizar tinha desmoronado.
ver [+]
À procura da Palavra
O Rei diferente
Falar de “rei” e de “reino” provoca um incómodo “monárquico” ao recordar lutas de poder e guerras, domínio e exploração, “famílias” e descendências, classes privilegiadas e desfavorecidas, esplendor de uns e miséria de muitos.
ver [+]
À procura da Palavra
Para onde vamos?
São de paixão as repetidas notícias de violência em contexto familiar, a que se dá o nome de “violência doméstica”. Explosões de muitas violências caladas e amordaçadas por medo e opressão, injustificáveis e desumanas, onde a lei do mais...
ver [+]
À procura da Palavra
A surpresa da festa
Se me perguntassem qual é, para mim, a parábola mais bela contada por Jesus, creio que não hesitava e diria: “a do pai e dos dois filhos, contada por S. Lucas”! No coração da Quaresma deste ano, no domingo “laetare”, da alegria,...
ver [+]
À procura da Palavra
Fazer a diferença
São constantes as notícias de sofrimento e mal. Das tragédias naturais, como a do ciclone no centro de Moçambique e o mar imenso de destruição e sofrimento, às violências e indiferenças que são fruto de actos humanos, ou melhor, desumanos, a lista é imensa.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Quando Jean Lacroix fala da força e das fraquezas da família alerta-nos para a necessidade de não considerar...
ver [+]

Tony Neves
É um título para encher os olhos e provocar apetite de leitura! Mas é verdade. Depois de ver do ar parte do Congo verde, aterrei em Brazzaville.
ver [+]

Tony Neves
O Gabão acolheu-me de braços e coração abertos, numa visita que foi estreia absoluta neste país da África central.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Impressiona como foi festejada a aprovação, por larga e transversal maioria de deputados e senadores,...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES