Papa
Roma
“Pára, olha e regressa”
1. Na celebração de Quarta-feira de Cinzas, no Vaticano, o Papa desfiou os cristãos a “parar, olhar e regressar”. “A Quaresma é tempo precioso para desmascarar estas e outras tentações e deixar que o nosso coração volte a bater segundo as palpitações do coração de Jesus.
ver [+]
Roma
“Que a homilia seja breve e bem preparada”
1. Nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, o Papa saudou a participação conjunta das Coreias nos Jogos Olímpicos de Inverno. Durante a audiência geral, Francisco sublinhou que "a tradicional trégua olímpica adquire este ano especial importância", porque “as...
ver [+]
Roma
“A Palavra de Deus faz um caminho dentro de nós”
1. Nesta quarta-feira, 31 de janeiro, o Papa Francisco criticou aqueles que substituem as leituras da Bíblia que são proclamadas durante a Missa por outros textos, recordando que tal decisão é “proibida” pela Igreja Católica. “Algumas...
ver [+]
Roma
Papa repudia ‘fake news’ e apela a um “jornalismo de paz”
O Vaticano divulgou a mensagem do Papa para o Dia das Comunicações Sociais. Na semana em que recordou a viagem ao Chile e Peru, o Papa lembrou o “sofrimento de milhões” e apelou à atribuição de um estatuto especial para Jerusalém.   1. O...
ver [+]
Roma
Papa apela à unidade e à não-violência
O Papa Francisco está de visita ao Chile e ao Peru. Encontrou-se, rezou e chorou com vítimas de abusos sexuais, celebrou a Eucaristia para mais de 400 mil pessoas, disse temer uma guerra nuclear e, ainda em Roma, celebrou o Dia Mundial do Migrante e Refugiado.
ver [+]
Roma
“Recomendo vivamente aos sacerdotes que observem estes momentos de silêncio”
O Papa Francisco sublinhou a importância do silêncio na celebração da Missa. Na semana em que fez o balanço de 2017, o Papa batizou 34 bebés, recordou que a estrela de Deus está “sempre presente” e realizou visita surpresa a um hospital pediátrico.
ver [+]
Roma
“Pedir desculpa” para receber “a compreensão e o perdão dos outros”
O Papa Francisco destacou a importância de se reconhecer como pecador. Na semana em que pediu uma Igreja “humilde”, o Papa lamentou as “oportunidades desperdiçadas” na promoção da paz e lembrou os refugiados. Vaticano deu a conhecer missionários assassinados em 2017.
ver [+]
Roma
“Alegria, oração e ação de graças” para “viver o Natal de modo autêntico”
O Papa Francisco falou do Natal. Na semana em que o Vaticano aprovou as “virtudes heroicas” da portuguesa Luiza Andaluz, fundadora das Servas de Nossa Senhora de Fátima, o Papa apontou os pecados do jornalismo, encontrou-se com as crianças da Ação Católica e com artistas.
ver [+]
Roma
“É a Missa que faz cristão o Domingo”
O Papa Francisco explicou porque o Domingo é um dia santo. Na semana em que celebrou a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa publicou a Mensagem para o Dia Mundial do Doente, apelou ao mundo para travar “nova espiral de violência” na...
ver [+]
Roma
Papa convida jovens a superar as “tentações da ideologia e do fatalismo”
O Papa Francisco publicou a mensagem para o Dia Mundial das Vocações. Na semana em que a Igreja iniciou o Advento, o Papa agradeceu a viagem ao Myanmar e ao Bangladesh e falou dos avós e dos idosos em mais um ‘O Vídeo do Papa’. Pela primeira...
ver [+] video
Roma
“A paz constrói-se do coro das diferenças”
O Papa está de visita a Myanmar (27 a 30 de novembro) e ao Bangladesh (30 de novembro a 2 de dezembro). Na semana em que pediu orações pelo Egipto, Francisco recebeu o novo embaixador português na Santa Sé. Foi publicada a Mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz (1 de janeiro).
ver [+]
Roma
“Na Missa, Cristo vive em nós e nós vivemos n’Ele”
O Papa lembrou que “a Missa é um memorial da Páscoa”. Na semana em que enviou mensagens vídeo para o Bangladesh e Myanmar, Francisco alertou os condutores que falam ao telemóvel enquanto conduzem, almoçou com 1500 pobres no Vaticano e falou da eutanásia.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES