Mundo
Índia: a história dos sacerdotes inspirados em Santa Teresinha do Menino Jesus
Pobres, por amor a Jesus
Quando aceitam ser seminaristas da Congregação da Pequena Flor, os candidatos ao sacerdócio deixam pai e mãe, casas e terras, amigos e família. Deixam tudo. Tornam-se pobres, renunciam a tudo para serem iguais aos mais miseráveis e, assim, para assim lhes falaram de Deus.
ver [+]
Líbano: visita de Bento XVI em tempos de incerteza
A esperança não tem fim
O Médio Oriente vive dias de fogo, com a Síria a desmoronar-se numa violentíssima guerra civil que ameaça ultrapassar a fronteira e infectar os países vizinhos. Como o Líbano. Até por isso, a visita do Santo Padre, este fim-de-semana, é importante....
ver [+]
Líbano: visita do Papa ocorre num momento de forte tensão regional
Cristãos no fio da navalha
O Líbano vai acolher Bento XVI dia 14. A violência na região é de tal ordem que o Vaticano já teve de confirmar a visita, por mais de uma vez, pois a guerra civil que está a destruir a Síria já ultrapassou as fronteiras do país e ameaça o próprio equilíbrio de paz no Líbano.
ver [+]
Paquistão: nova acusação de blasfémia agita a comunidade cristã
O medo, outra vez!
É a acusação de blasfémia que mais controvérsia tem provocado desde o caso de Asia Bibi. Agora, as autoridades de Islamabad prenderam uma menina cristã, Rimsha Masih, com cerca de 11 anos, sob a acusação de que teria queimado páginas do Corão. Pormenor...
ver [+]
China: Fundação AIS lança campanha de apoio à Igreja perseguida
Vamos virar-lhes as costas?
É raro o dia em que as televisões não falam de mais algum importante investimento chinês em Portugal. Mas também é raro o dia em que ouvimos falar na prisão de cristãos na China, apenas por se manterem fiéis ao Papa, por recusarem que a sua fé seja tutelada pelas autoridades do país.
ver [+]
China: a Igreja perseguida é exemplo de fidelidade ao Papa
Lágrimas de dor
Ser Cristão na China é, nos dias de hoje, um acto de coragem. O caso do Bispo Ma Daqin, desaparecido desde 7 de Julho, quando renunciou publicamente à Associação Patriótica, controlada por Pequim, assumindo a sua total fidelidade a Roma, é só mais um...
ver [+]
Bolívia: a história inspiradora das irmãs Carmelitas de Cochabamba
“A madre superiora? Está a lavrar a terra…”
Tem pouco mais de trinta anos e um sorriso que parece eterno. Chama-se Maria Olga, é a madre superiora das Carmelitas de Cochabamba e deixa muitos homens da povoação estupefactos com a habilidade com que conduz o tractor. Sim, uma madre superiora a lavrar a terra, algures na Bolívia.
ver [+]
Sudão do Sul: o drama dos refugiados que fogem da guerra
O anjo invisível
O mundo sabe que há um conflito latente entre o Sudão e o Sudão do Sul. Mas o mundo ignora os dramas diários vividos por centenas de pessoas que são obrigadas a fugir das bombas, da violência, do horror. Mas, lá no meio das estradas dos refugiados, há anjos que dão uma ajuda preciosa.
ver [+]
Síria: Igreja lança apelo desesperado para ajudar 500 famílias refugiadas
Um povo em lágrimas
No meio do caos e da violência, os cristãos tornaram-se no alvo mais fácil da guerra civil que está a dilacerar a Síria. Milhares têm sido obrigados a fugir, deixando tudo para trás. As lágrimas dos cristãos são o símbolo do seu desespero. Neste momento,...
ver [+]
Papua-Nova Guiné: Irmã Maria luta contra casamentos forçados de raparigas
Uma mulher sem medo
Dois, três, cinco? Quantos animais domésticos vale uma menina, uma rapariga? Na Papua-Nova Guiné, é ainda assim que se combinam casamentos, que se estragam vidas, que se arruínam futuros. A Irmã Maria del Sagrario é conhecida pela sua coragem. Ela acolhe e dá abrigo a estas jovens em risco.
ver [+]
Paquistão: o drama das mulheres vítimas da intolerância
Vidas encurraladas no preconceito
No Paquistão, a mulher é vítima de uma sociedade machista e intolerante que a reduz a mero objecto nas mãos dos homens, sejam eles pais, maridos, patrões… não importa. Na Diocese de Faisalabad, a Irmã Nazreen Daniels trava todos os dias uma batalha...
ver [+]
Síria: o exemplo do padre Paolo Dall'Oglio
Combater a pólvora com jejum e oração
Quando o caos está instalado, no meio do sofrimento e da morte, que se pode fazer? Para o jesuíta Paolo Dall’Oglio, a resposta é muito simples: jejum e oração. Sem medo da morte, quando todos fogem das balas e do horror, ele regressa. E só tem isso para oferecer.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES