Mundo
Congo: tragédia humana na região de Goma afecta milhares de pessoas
Será que ninguém repara?
Quantos milhares de desalojados é preciso juntar para que o mundo fique chocado com o horror de quem perdeu tudo, para a tragédia de crianças recrutadas à força para milícias terroristas, para a multidão de famintos que, hoje mesmo, não sabem como sobreviver,...
ver [+]
Eritreia: Serviço militar obrigatório impede trabalho da Igreja
Ameaça silenciosa
Na Eritreia, a Igreja está a viver um verdadeiro calvário. Nos últimos anos, o governo tem obrigado todos os jovens a realizarem a recruta militar e nem os seminaristas escapam a isso. Há, neste país, um clima de medo de que ninguém fala… ...
ver [+]
Lisboa: Fundação AIS lança Campanha de Natal
Não esquecer os Cristãos na Índia
Este ano, a Fundação AIS procura sensibilizar os seus benfeitores e amigos para o drama que a Igreja continua a viver na Índia, em especial em Orissa. Dificilmente poderemos esquecer as palavras do Arcebispo D. John Barwa, a relatar os massacres e...
ver [+]
Médio Oriente: A guerra regressou à Faixa de Gaza
Um caminho contra o barulho das armas
O mundo assiste, impotente, ao evoluir, uma vez mais, da guerra entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza. No meio dos bombardeamentos e do lançamento de rockets, ninguém parece conseguir escutar os apelos de paz ou as orações das comunidades cristãs.
ver [+]
Etiópia. Crianças resgatadas à pobreza pelas Irmãs da Caridade
Histórias de amor puro
Todos os dias, nas ruas da capital da Etiópia, acontece um milagre de amor. As Irmãs da Caridade têm uma escola que não ensina apenas a ler e a escrever. Nesta escola, as Irmãs oferecem comida, resgatam crianças da mendicidade, dão esperança de vida.
ver [+]
Cuba: Furacão Sandy deixa também rasto de destruição em Cuba
Igreja lança pedido desesperado de ajuda
O mundo ficou perplexo com a dimensão de caos e destruição causado pelo furação Sandy nos Estados Unidos. O drama é que, apesar de os holofotes das televisões e jornais só falarem praticamente disso, os países do Caribe foram também arrasados por esta devastadora tempestade.
ver [+]
Índia. A incrível história da menina desfigurada por uma bomba
Será possível esquecer?
Do mais pobre Estado da Índia, Orissa, tem chegado ao mundo a lição de que o sofrimento nunca é inútil. Vítimas de extremistas hindus, os Cristãos de Orissa têm-nos ensinado que o perdão sincero supera tudo. Mesmo a humilhação mais profunda. Namrata...
ver [+]
Vinte anos depois do acordo de paz entre Frelimo e Renamo
A guerra já acabou em Moçambique?
Há muito que desapareceu o cheiro a pólvora. Há muito que os jornais não falam em emboscadas, ataques, disparos, mortos e feridos. Porém, há demasiado tempo que Moçambique continua a ser um país adiado. A verdadeira paz não é compatível com a pobreza...
ver [+]
Lisboa: Fundação AIS apresenta Relatório sobre a Liberdade Religiosa | 2012
Perseguição aos Cristãos continua a ser cruel realidade
Esta semana, a Fundação AIS apresentou mais um Relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo. Uma vez mais, confirma-se a mais cruel das expectativas: os Cristãos são, entre todas as confissões religiosas, quem mais sofre discriminação e perseguição.
ver [+]
Índia: quando a Igreja abraça os mais excluídos
A extraordinária lição de Orissa
Foram perseguidos, feridos, violados, mortos. Viram as suas casas e igrejas destruídas. Muitos fugiram para salvar a vida. Foi um período negro para o Cristianismo na Índia, mas os acontecimentos de Orissa, em 2007, transformaram-se em semente de paz, em fermento de fé.
ver [+]
Venezuela vai hoje, dia 7, a votos
A Igreja numa encruzilhada
Hoje, domingo, os Venezuelanos vão a votos. Hugo Chávez e Henrique Caprilles disputam a presidência do país. Os Cristãos estão muito atentos a este plebiscito. Até porque o Governo cortou todas as ajudas à Igreja...   Ou Hugo ou Henrique. Um deles vai ser hoje aclamado presidente da Venezuela.
ver [+]
A inspiradora história de Santa Teresinha do Menino Jesus
O poder da oração
Santa Teresinha, que a Igreja celebra no primeiro dia de Outubro, demonstrou que o amor incondicional a Jesus está ao alcance de todos. A Padroeira das Missões tem sido “a alma” para centenas e centenas de sacerdotes e religiosas que se dedicam totalmente aos outros.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES