Mundo
RCA: A igreja de Carnot abriga muçulmanos ameaçados
O padre coragem
É uma história exemplar. No meio do caos em que se transformou a vida na República Centro-Africana, com confrontos de carácter étnico e religioso, um padre abriu as portas da sua igreja para acolher cerca de mil muçulmanos que estavam a ser perseguidos.
ver [+]
Cristãos fogem de Mossul perante avanço de rebeldes jihadistas
Vidas sem futuro
A segunda maior cidade do Iraque já não tem cristãos. Fugiram perante a chegada de rebeldes jihadistas de um movimento radical que deseja impor a lei islâmica no país. Encurralados, estes cristãos precisam agora da nossa ajuda.   Al-Qosh fica relativamente próxima da Mossul.
ver [+]
O velho vício da guerra no mais novo país do mundo
O sonho de Joseph
Um conflito entre etnias fez desmoronar a ilusão da paz no Sudão do Sul. A guerra rebentou em 15 de Dezembro do ano passado com uma violência e um ódio que dificilmente se conseguem compreender. Milhares de pessoas foram forçadas a fugir. Vivem agora em campos de refugiados.
ver [+]
A missão das Irmãs Palotinas junto dos refugiados
Os olhos de Marta
Algures na fronteira entre a República Democrática do Congo e o Ruanda, há milhares de refugiados que perderam tudo nas guerras que há décadas assolam a região. Juntamente com eles estão 42 irmãs da Congregação das Palotinas. Uma delas é Marta. Os seus...
ver [+]
A difícil construção da paz na República Centro-Africana
Impossível esquecer
Há dias, um ataque armado contra uma igreja em Bangui, a capital da República Centro-Africana, causou dezenas de mortos. O país está num caos terrível e teme-se um verdadeiro genocídio. Mas há quem ainda acredite na paz. É o caso do Padre carmelita Aurelio Gazzera.
ver [+]
Terra Santa: Afinal, os milagres acontecem
“Ensinem-nos a rezar!”
No meio da agitação da cidade de Belém, há um convento onde reina um silêncio que comove todos os que o visitam. É o Convento das Carmelitas, fundado por uma jovem irmã que São João Paulo II beatificou em 1983 e que, todos os dias, continua a inspirar...
ver [+]
Belém: o sonho de Victor Tabash
A paz na ponta dos dedos
Não estão presos mas não se sentem livres. Em Belém, na terra onde nasceu Jesus, a taxa de desemprego é enorme e os cristãos vivem apenas dos rosários e de outras peças que fazem em casa com madeira das oliveiras. Victor Tabash, um artesão, acredita que...
ver [+]
Síria: recomeçar tudo de novo em Homs
Viver entre ruínas
Mais de 30 mil pessoas, em Homs e no “Vale dos Cristãos”, precisam desesperadamente de ajuda. Mesmo com a saída das forças rebeldes que estavam sitiadas na cidade, ninguém está a salvo.   Desde há uma semana que não se escutam tiros em Homs.
ver [+]
Síria: a aventura de amor da Irmã Maria Nazareth
“Não tenho medo”
Teve de pedir autorização aos seus superiores e à família. Só assim a Irmã Maria Nazareth conseguiu a licença necessária para viajar até Alepo, para apoiar aí a pequena comunidade cristã. Quando todos tentam fugir da Síria, ela encaminha-se para o meio do holocausto.
ver [+]
Dias de terror em Malakal, no Sudão do Sul
A guerra, de novo
Meses depois da independência, a guerra voltou, mais trágica ainda, ao Sudão do Sul. Um conflito tribal desabou sobre esta jovem nação e provocou já milhares de mortos e cerca de 1 milhão de refugiados. A Irmã Elena não consegue esquecer toda essa violência em Malakal, onde vivia.
ver [+]
Dia 27 de Abril: canonização de João Paulo II e João XXIII
O último abraço
No próximo domingo, dia 27, a Igreja vai celebrar a canonização de João Paulo II e João XXIII. Para a Fundação AIS, esta é uma data carregada de simbolismo. Há precisamente 12 anos, o Padre Werenfried e Karol Wojtyla abraçaram-se pela última vez. Agora estão juntos no Céu.
ver [+]
Paquistão: a história esquecida das crianças escravizadas
O preço de uma mercadoria
Todos os anos cerca de mil crianças cristãs paquistanesas desaparecem. São raptadas e acabam, quase sempre, nas malhas de redes de tráfico de seres humanos. Para estas redes mafiosas, as crianças cristãs são apenas uma mercadoria. Um negócio.   Pertencer a uma minoria pode ser trágico.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES