Mundo
Nigéria: os atentados que o mundo finge desconhecer
Insuportável silêncio
Nem todas as mortes nos comovem da mesma maneira. O mundo indignou-se com os atentados terroristas em Paris e esqueceu-se dos milhares de mortos na Nigéria, vítimas do mesmo fanatismo religioso, do mesmo terrorismo, da mesma barbárie.   Dia 3 de Janeiro.
ver [+]
Dia 25, vamos rezar o Terço pela Paz
O poder da oração
São tantos os países ameaçados pelo terrorismo, onde os Cristãos são perseguidos, onde os fanatismos querem impedir a liberdade religiosa… É preciso dizer ao mundo que a Paz é o bem mais precioso e que nenhum mal conseguirá vencer o poder da oração.
ver [+]
Os desabafos de Suheila, uma cristã idosa em Ankawa
“Isto não é vida!”
Desde Junho do ano passado que Suheila está em fuga. Primeiro, foi obrigada a deixar a sua casa, em Mossul. Depois, teve de fugir apressadamente do campo de refugiados de Qaraqosh, ocupados ambos pelos jihadistas do “Estado Islâmico”. Agora...
ver [+]
Filipinas: Centro Silsilah, um oásis de paz no meio da guerra
A aldeia do Padre Sebastião
No sul das Filipinas, na Ilha de Mindanao, esmagadoramente muçulmana e que luta desde há décadas pela independência, um padre tem vindo a contrariar a violência e a desconfiança entre religiões. Hoje, a Aldeia da Harmonia é o sinal de que a paz é possível onde só há memória de guerra.
ver [+]
As histórias terríveis dos escravos dos nossos tempos
Epidemia de terror
O Papa denunciou, na sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz, a existência de milhões de seres humanos que vivem escravizados, apesar de estarmos já em pleno século XXI. Muitos destes novos escravos são cristãos.   Yolande ainda não deve ter escutado...
ver [+]
Médio Oriente: Natal em lágrimas para milhares de refugiados
Os milagres do Padre Ziad
Em Mossul, no Iraque, já não há cristãos. Em Homs, na Síria, restam poucos. Encurralados numa guerra civil que destruiu a cidade, não conseguiram fugir. Vale-lhes, agora, a coragem do Padre Ziad, que ficou para os ajudar. Neste Natal, de Homs chega-nos...
ver [+]
Índia: a interminável história da perseguição aos cristãos
Morrer intocável
É raro o dia em que não ocorrem incidentes graves contra cristãos na Índia. Infelizmente, nem sempre são notícia, pois quase ninguém quer saber do que se passa com os dalits, os intocáveis, aqueles que estão na base do complexo sistema de castas do país.
ver [+]
Lei da blasfémia continua a aterrorizar cristãos no Paquistão
A última esperança
A vida de Asia Bibi está nas mãos dos juízes do Supremo depois de o tribunal de recurso ter confirmado a primeira sentença: condenação à morte. Só uma forte campanha internacional poderá salvar esta cristã, mãe de 5 filhos. A sua vida está agora nas nossas mãos.
ver [+]
O trabalho da Irmã Hanan com os refugiados no Líbano
“Não se consegue imaginar”
Muitas pessoas ficaram em lágrimas depois de escutarem em Portugal a Irmã Hanan Youssef, que acolhe os refugiados sírios e iraquianos num centro de saúde no Líbano. Houve uma frase que repetiu várias vezes ao recordar tantas tragédias que lhe passaram...
ver [+]
Médio Oriente: milhares de cristãos dependem da sua ajuda
Vidas desfeitas num instante
Viviam na Síria e no Iraque. Tinham casas, empregos, amigos. Rotinas. Eram pessoas normais, como nós. Tinham sonhos, projectos de vida. De repente, perderam tudo. Agora, dependem da nossa ajuda. São os refugiados cristãos no Médio Oriente.   Eram pessoas normais, como nós.
ver [+]
Cristianismo em risco no Médio Oriente?
“Façam alguma coisa”
O Arcebispo libanês D. Issam John Darwish esteve em Portugal, a convite da Fundação AIS, e fez um dramático apelo à comunidade internacional: é preciso fazer alguma coisa pelos Cristãos do Médio Oriente antes que seja tarde de mais. E deixou uma pergunta...
ver [+]
Patriarca Sírio fez, em Lisboa, apelo dramático em favor do seu país
“Não queremos mais mártires!”
O Patriarca D. Gregorios III, da Síria, esteve em Portugal a convite da Fundação AIS e deixou um testemunho fortíssimo e dramático sobre a tragédia que se abateu sobre este país em guerra desde há quatro anos. “Só o amor – diz - poderá reconstruir a Síria”.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES