Mundo
Cazaquistão: o campo de concentração da União Soviética
Os escravos de Estaline
Milhões de homens foram presos e levados para os famosos “gulags” nos tempos da União Soviética. O Cazaquistão transformou-se num gigantesco “campo de concentração” do regime. O Bispo Auxiliar de Astana esteve em Lisboa, a convite...
ver [+]
Egipto. Comunidade cristã vive dias de perseguição e medo
“Ninguém está a salvo”
No Egipto, os Cristãos sentem-se abandonados. Ninguém está a salvo. Homens, mulheres, crianças, todos podem ser alvo de sequestro ou tortura. Nem as meninas escapam. Cada vez há mais histórias de raptos e conversões forçadas ao Islão.   Mortes, raptos, sequestros.
ver [+]
Paquistão: um país sequestrado pela lei da blasfémia
Viver no meio do terror
A lei da blasfémia, cada vez mais invocada no Paquistão, permite, lançando falsas acusações, incriminar qualquer pessoa condenando-a à prisão ou até à morte. Os Cristãos são, provavelmente, a minoria religiosa que mais tem sofrido com este sistema. Asia Bibi ou Shahbaz Bhatti são exemplo disso.
ver [+]
Haiti: terramoto de 2010 ainda provoca muitas lágrimas
Vidas em ruína
Quatro anos depois, os prédios por reconstruir não permitem que se esqueça a tragédia de Janeiro de 2010. Quatro anos depois, milhares de pessoas continuam alojadas em tendas e a precisar de ajuda para sobreviverem. Mas nem tudo é trágico: quatro anos...
ver [+]
Síria: o sofrimento terrível dos refugiados cristãos
A vida num abismo
O olhar diz tudo. São olhares carregados de medo, cheios de memórias de sangue, de violência, de morte. São olhares também vazios, de quem está perdido, sem saber para onde ir, o que fazer da sua vida. Os refugiados da guerra síria têm isso em comum. Estão como que perdidos na vida.
ver [+]
Werenfried van Straaten, uma história com 100 anos
O segredo do Padre Toucinho
Foi um lutador pela paz. A escolha do próprio nome, Werenfried, já o prenunciava muito antes de imaginar que, um dia, iria lançar uma Obra internacional em favor da Igreja que sofre. Hoje, no final das comemorações do centenário do seu nascimento, pergunta-se:...
ver [+]
Paquistão: Asia Bibi escreve, da cadeia, ao Papa Francisco
“Rezem por mim”
É uma carta pequena, em que Asia Bibi, injustamente condenada à morte por blasfémia, desabafa com o Santo Padre e lhe pede as suas orações. É uma carta em que revela também o enorme sofrimento a que tem sido sujeita na cadeia, já lá vão mais de quatro anos.
ver [+]
Índia. Cristãos continuam a ser vítimas de violência
O fantasma de Orissa
Sempre que algum cristão é atacado na Índia, o fantasma de Orissa regressa à memória. Foi há alguns anos, em 2008, quando mais de cem pessoas perderam a vida e milhares tiveram de fugir de uma multidão em fúria. Desde então, o medo nunca mais largou a comunidade cristã.
ver [+]
Dias de sobressalto para os Cristãos na Nigéria
“Ainda me resta um filho”
Não há dia que passe sem que os olhos de Chioma fiquem alagados em tristeza e revolta quando repara no seu filho, doente, ainda ferido pela explosão criminosa que destruiu a Igreja de Santa Teresa no Natal de 2011.   No final da Missa, um carro armadilhado embateu contra o edifício.
ver [+]
República Centro-Africana: Igreja acolhe milhares de pessoas em fuga
As panquecas do Irmão Mathieu
Antes da chegada das tropas francesas à República Centro-Africana, viveram-se dias trágicos, com combates nas ruas entre gangues armados. O balanço é tremendo: centenas de mortos, milhares de pessoas em fuga, igrejas e mosteiros transformados em centros de acolhimento.
ver [+]
O medo do futuro nas palavras do Arcebispo de Damasco
“Vivemos numa tempestade”
D. Samir Nassar esteve em Portugal e consagrou o povo Sírio a Nossa Senhora de Fátima. Pediu as nossas orações pela paz, mas não disfarçou o enorme receio pelos tempos apocalípticos que se vivem no Médio Oriente.   “Cheguei a Damasco em 2006,...
ver [+]
Bispo iraquiano denuncia perseguição aos Cristãos
“Ajudem-nos, por favor!”
No Iraque há cada vez menos cristãos. A violência, o medo, a falta de trabalho e de segurança, empurram-nos para fora do país, para longe das suas casas, das suas famílias. D. Shlemon Warduni esteve esta semana em Portugal e contou-nos, de viva voz, uma tragédia que parece não ter fim.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES