Mundo
Síria: Jean-Clement, o bispo que não se consegue reformar
Um milagre em Aleppo
Todos os dias acontece o improvável numa das cidades mais flageladas pela guerra na Síria. Milhares de pessoas recebem das mãos de Jean-Clement um saco com pão, azeite, arroz, açúcar… E um sorriso. Todos os dias acontece um milagre nas ruas de Aleppo.
ver [+]
Síria: Irmã Annie lança grito de ajuda desde Aleppo
Silêncio que mata
Aleppo está a ferro e fogo. A guerra civil redobrou de violência nos últimos dias e, se nada se fizer, teme-se o pior. Desta cidade, que já foi o orgulho da Síria, chega-nos um grito de dor, chega-nos uma carta escrita em lágrimas. A Irmã Annie pede-nos ajuda.
ver [+]
Iraque: o drama de uma mãe a quem roubaram a filha de 3 anos
À espera de Cristina
Tem um olhar vazio, perdido no tempo. Um rosto amargurado. Percebe-se logo que está triste. Profundamente triste. No dia em que fugiu da sua cidade, os jihadistas do “Estado Islâmico” arrancaram-lhe a filha de 3 anos, que levava nos braços.
ver [+]
Shahbaz Bhatti: uma vida em favor dos mais desfavorecidos
Um mártir do nosso tempo
Foram precisas 27 balas. Shahbaz Bhatti morreu num atentado terrorista a meia dúzia de metros de sua casa. Foi no dia 2 de Março de 2011. Os talibãs queriam acabar de vez com o trabalho deste ministro cristão em favor das minorias no Paquistão. Mataram-no, mas a semente ficou e cresceu.
ver [+]
Índia: dias de ultraje e medo para a comunidade cristã
Esquecer é impossível
Na memória de todos está ainda a violência de 2007 e 2008, em Orissa. O massacre de dezenas de cristãos, a destruição de centenas de igrejas e casas, a fuga de mais de 50 mil pessoas. Muitos terão já perdoado, sim. Mas esquecer é quase impossível, principalmente...
ver [+]
A difícil tarefa da reconciliação na República Centro-Africana
Guerra a preço de saldo
No país onde uma granada custa menos do que uma lata de coca-cola, a paz continua em suspenso, ameaçada por bandos rivais que se escondem atrás de um falso conflito religioso. O país está a saque, as pessoas em fuga, as igrejas cheias de refugiados. Só...
ver [+]
Serra Leoa: o combate ao Ébola ainda não terminou
Os fantasmas do Padre Konteh
Como uma sombra que não lhe larga a memória, é raro o dia em que o Padre Peter Konteh, director da Caritas em Freetown, não se recorda do menino de dois anos, que encontrou sozinho em casa, rodeado dos cadáveres dos pais, ou do frenesim dos enterros, no quintal nas traseiras do seu escritório.
ver [+]
Sudão do Sul: a tragédia quase esquecida das crianças-soldado
A perda da inocência
Deixaram de ser crianças cedo de mais. São quase todos rapazes. Foram raptados. Vestiram-lhes um uniforme, deram-lhes uma arma e mandaram-nos para o mato. Para a guerra. Só no ano passado, calcula-se que mais de 12 mil crianças foram transformadas em soldados no Sudão do Sul.
ver [+]
Médio Oriente: a barbárie contra os Cristãos não tem fim
Vidas interrompidas
No mesmo dia, praticamente à mesma hora em que uma igreja católica era inaugurada no Egipto, corria o sangue, numa praia da Líbia, de 21 mártires às mãos dos jihadistas. Quando iam ser degolados, por serem cristãos, deram um testemunho impressionante da sua fé.
ver [+]
Síria: 750 famílias dependem totalmente da ajuda da Irmã Annie
Nas mãos de Deus
À primeira vista, Aleppo é uma cidade deserta. Parece impossível viver alguém no meio de tantos destroços. Ficaram apenas os mais pobres, os mais velhos, os doentes. Mas a guerra continua e não há comida, roupa, água, aquecimento… A Fundação AIS...
ver [+]
Paquistão: o pesadelo da Irmã Nasreen Daniel
“Não consigo esquecer”
Muitas pessoas já conhecem a história de Asia Bibi, mas nunca ouviram falar em Maria Iqbal, nem em Shafilla, muito menos na amiga da Irmã Nasreen. Se os Cristãos são perseguidos no Paquistão, as mulheres, então, vivem em permanente sobressalto. E são apontadas a dedo por causa da sua fé.
ver [+]
Níger: cristãos em fuga depois de ataque do Boko Haram
“Deus não nos abandona”
Dez mortos, mais de 40 igrejas queimadas. Os dias 16 e 17 de Janeiro ficarão na memória dos Cristãos do Níger. Um ataque planeado pelo Boko Haram deixou um rasto de destruição e medo. Uma irmã, obrigada a fugir, recorda tudo.   “Porquê tanto ódio,...
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES