Mundo
O trabalho da Irmã Hanan com os refugiados no Líbano
“Não se consegue imaginar”
Muitas pessoas ficaram em lágrimas depois de escutarem em Portugal a Irmã Hanan Youssef, que acolhe os refugiados sírios e iraquianos num centro de saúde no Líbano. Houve uma frase que repetiu várias vezes ao recordar tantas tragédias que lhe passaram...
ver [+]
Médio Oriente: milhares de cristãos dependem da sua ajuda
Vidas desfeitas num instante
Viviam na Síria e no Iraque. Tinham casas, empregos, amigos. Rotinas. Eram pessoas normais, como nós. Tinham sonhos, projectos de vida. De repente, perderam tudo. Agora, dependem da nossa ajuda. São os refugiados cristãos no Médio Oriente.
Eram pessoas normais, como nós.
ver [+]
Cristianismo em risco no Médio Oriente?
“Façam alguma coisa”
O Arcebispo libanês D. Issam John Darwish esteve em Portugal, a convite da Fundação AIS, e fez um dramático apelo à comunidade internacional: é preciso fazer alguma coisa pelos Cristãos do Médio Oriente antes que seja tarde de mais. E deixou uma pergunta...
ver [+]
Patriarca Sírio fez, em Lisboa, apelo dramático em favor do seu país
“Não queremos mais mártires!”
O Patriarca D. Gregorios III, da Síria, esteve em Portugal a convite da Fundação AIS e deixou um testemunho fortíssimo e dramático sobre a tragédia que se abateu sobre este país em guerra desde há quatro anos. “Só o amor – diz - poderá reconstruir a Síria”.
ver [+]
Síria: dias de desespero na cidade de Aleppo
As mãos vazias da Irmã Annie
Meu Deus, que posso fazer? Quantas vezes, tantos sacerdotes se questionaram já assim? Que posso eu fazer? Como dar uma ajuda concreta, quando não se tem nada? É difícil, por vezes, imaginar a pobreza imensa em que vivem muitas comunidades cristãs. Como em Aleppo, na Síria.
ver [+]
A dura vida dos refugiados em Zaatari, na Jordânia
Chovem lágrimas no deserto
Todos os dias contam as mesmas histórias. Todos os dias, o Padre Khalil escuta os mesmos lamentos, o sofrimento de quem perdeu filhos, pais, irmãos… No campo de refugiados de Zaatari, na Jordânia, todos estão a reaprender a viver depois da experiência da guerra.
ver [+]
Iraque: o dia em que Victória e Gazelle desafiaram os jihadistas
“Estamos prontas para morrer”
Perante um grupo de jihadistas que as queriam converter à força, duas octogenárias falaram de amor, de Deus e do Céu. Disseram que estavam prontas a morrer por Cristo e conseguiram o improvável: as armas continuaram caladas.
Victória e Gazelle são duas octogenárias.
ver [+]
Libéria: a luta inglória contra a epidemia do ébola
Heróis invisíveis
Na Libéria, como em outros países de África, luta-se desesperadamente contra o vírus do ébola, extremamente mortal e para o qual não há ainda uma vacina eficaz. A Igreja tem desempenhado um papel essencial no apoio às populações afectadas. Padres e irmãs não descansam nessa missão.
ver [+]
Papa Francisco recorda os mártires da Igreja na visita à Albânia
A fé na clandestinidade
Têm 84 e 85 anos. Estiveram presos e foram maltratados. Nunca pensaram que iriam sobreviver às torturas a que foram sujeitos. O Padre Ernesto Simoni e a Irmã Maria Caleta são hoje o símbolo da coragem do povo albanês que sofreu uma das mais terríveis ditaduras de que há memória.
ver [+]
Terra Santa: A vida na Paróquia da Sagrada Família
Rezar sem medo
São uma minoria. Apenas 170, os católicos que vivem na Faixa de Gaza, na Terra Santa. O Padre Jorge Hernández conhece as suas histórias, os seus medos e aflições. Até meados de Agosto, viveram-se dias de aflição, com a guerra entre Israel e o Hamas. Durante...
ver [+]
O terrível preço da liberdade dos Cristãos no Paquistão
Hoje vamos fugir
Ninguém ouviu falar ainda nos Nadeem, ao contrário de Asia Bibi, condenada à morte por blasfémia. Eles são uma família vulgar, vivem no Punjab, são cristãos e têm três filhos: um rapaz e duas meninas. Por causa delas, por quererem convertê-las à força...
ver [+]
Síria: Gestos de paz no meio do caos
Morte lenta em Aleppo
Quase 200 mil mortos. Um total de 6,5 milhões de refugiados. Cidades em ruína. Notícias de atrocidades inimagináveis. Como é que se sobrevive num país em guerra civil onde falta tudo: água, electricidade, comida, medicamentos e roupa? A solidariedade é a resposta.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Tony Neves
É sempre uma alegria voltar à Suíça e reencontrar comunidades portuguesas que ali vivem, trabalham e também celebram a sua Fé.
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]
|
Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]
|
EDIÇÕES ANTERIORES