Mundo
A aventura de uma freira italiana na Papua Nova-Guiné
O poder de um sorriso
Que faz uma freira italiana em Bereina, uma das dioceses mais pobres do mundo, onde falta quase tudo? A Irmã Gasparatto ensina a ler e a escrever, combate o consumo generalizado de uma droga tradicional que provoca um rasto de destruição e morte, e até...
ver [+]
Iraque: a história de um seminarista expulso da sua aldeia
O sonho de Martin
Tem 24 anos e quer ser padre. Aos 18 decidiu entrar no seminário. No ano passado, em Agosto, teve de fugir da sua terra para não ser morto pelos jihadistas do “Estado Islâmico”. Antes de partir, foi à Igreja buscar o Santíssimo para não ser profanado.
ver [+]
Iraque: o Padre Douglas Bazi precisa da nossa ajuda. Agora.
“Por favor, salvem-nos!”
Sobreviveu a bombas, ao disparo de morteiros e esteve em cativeiro durante nove dias. Torturaram-no e queimaram-lhe o corpo com pontas de cigarros. Nem água lhe deram... Desses nove dias de horror, o Padre Douglas gosta de lembrar apenas as dez argolas...
ver [+]
República Centro-Africana: uma tragédia humanitária esquecida
As guerras do Padre Aurelio
As Nações Unidas dizem que na República Centro-Africana está a acontecer a maior crise humanitária esquecida no mundo. Os números são trágicos, de facto. Mas lá, neste país africano, há um missionário que, todos os dias, oferece esperança onde já só havia lágrimas.
ver [+]
Síria: Jean-Clement, o bispo que não se consegue reformar
Um milagre em Aleppo
Todos os dias acontece o improvável numa das cidades mais flageladas pela guerra na Síria. Milhares de pessoas recebem das mãos de Jean-Clement um saco com pão, azeite, arroz, açúcar… E um sorriso. Todos os dias acontece um milagre nas ruas de Aleppo.
ver [+]
Síria: Irmã Annie lança grito de ajuda desde Aleppo
Silêncio que mata
Aleppo está a ferro e fogo. A guerra civil redobrou de violência nos últimos dias e, se nada se fizer, teme-se o pior. Desta cidade, que já foi o orgulho da Síria, chega-nos um grito de dor, chega-nos uma carta escrita em lágrimas. A Irmã Annie pede-nos ajuda.
ver [+]
Iraque: o drama de uma mãe a quem roubaram a filha de 3 anos
À espera de Cristina
Tem um olhar vazio, perdido no tempo. Um rosto amargurado. Percebe-se logo que está triste. Profundamente triste. No dia em que fugiu da sua cidade, os jihadistas do “Estado Islâmico” arrancaram-lhe a filha de 3 anos, que levava nos braços.
ver [+]
Shahbaz Bhatti: uma vida em favor dos mais desfavorecidos
Um mártir do nosso tempo
Foram precisas 27 balas. Shahbaz Bhatti morreu num atentado terrorista a meia dúzia de metros de sua casa. Foi no dia 2 de Março de 2011. Os talibãs queriam acabar de vez com o trabalho deste ministro cristão em favor das minorias no Paquistão. Mataram-no, mas a semente ficou e cresceu.
ver [+]
Índia: dias de ultraje e medo para a comunidade cristã
Esquecer é impossível
Na memória de todos está ainda a violência de 2007 e 2008, em Orissa. O massacre de dezenas de cristãos, a destruição de centenas de igrejas e casas, a fuga de mais de 50 mil pessoas. Muitos terão já perdoado, sim. Mas esquecer é quase impossível, principalmente...
ver [+]
A difícil tarefa da reconciliação na República Centro-Africana
Guerra a preço de saldo
No país onde uma granada custa menos do que uma lata de coca-cola, a paz continua em suspenso, ameaçada por bandos rivais que se escondem atrás de um falso conflito religioso. O país está a saque, as pessoas em fuga, as igrejas cheias de refugiados. Só...
ver [+]
Serra Leoa: o combate ao Ébola ainda não terminou
Os fantasmas do Padre Konteh
Como uma sombra que não lhe larga a memória, é raro o dia em que o Padre Peter Konteh, director da Caritas em Freetown, não se recorda do menino de dois anos, que encontrou sozinho em casa, rodeado dos cadáveres dos pais, ou do frenesim dos enterros, no quintal nas traseiras do seu escritório.
ver [+]
Sudão do Sul: a tragédia quase esquecida das crianças-soldado
A perda da inocência
Deixaram de ser crianças cedo de mais. São quase todos rapazes. Foram raptados. Vestiram-lhes um uniforme, deram-lhes uma arma e mandaram-nos para o mato. Para a guerra. Só no ano passado, calcula-se que mais de 12 mil crianças foram transformadas em soldados no Sudão do Sul.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Tony Neves
É sempre uma alegria voltar à Suíça e reencontrar comunidades portuguesas que ali vivem, trabalham e também celebram a sua Fé.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]

Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES