Mundo
Etiópia: 10 milhões podem morrer à fome por causa da seca
As mãos vazias de Aregawi
Dia após dia, a vida torna-se mais inquietante para Tsega Aregawi. Esta mulher tem oito crianças para alimentar e as prateleiras de sua casa estão vazias. Cada vez mais vazias. A terrível seca que está a afectar o país atinge já milhões de pessoas. Aregawi...
ver [+]
Quarta-feira de Cinzas, dia de jejum e oração pelo Iraque e pela Síria
Apelo dramático
De mãos vazias e impotentes perante a tragédia que está a fazer sucumbir o Iraque e a Síria, os Patriarcas D. Sako e D. Gregorios imploram as nossas orações e pedem-nos um dia de jejum. Tudo o resto já falhou. É a nossa fé que está agora a ser questionada…   As...
ver [+]
Quénia: Farah, o muçulmano que morreu para salvar cristãos
O herói improvável
Um autocarro foi emboscado no nordeste do Quénia, a poucos dias do Natal. Os terroristas que o atacaram queriam separar os cristãos dos muçulmanos para os massacrarem. Houve alguém que lhes fez frente. Acabou por morrer no hospital, mas ninguém mais poderá esquecer a sua coragem.
ver [+]
Cristão condenado a trabalhos forçados na Coreia do Norte
O preso “036”
Natural do Canadá, Hyeon Soo Lim foi preso na Coreia do Norte quando desenvolvia trabalho humanitário. Acusado de conspirar contra o regime, foi agora condenado a prisão perpétua com trabalhos forçados. Isolado de todos, nem a Bíblia pode ler.   A vida mudou completamente para Hyeon Soo Lim.
ver [+]
Em Lisboa e Almada
Jornada de oração pela paz
Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a Fundação AIS propõe unir duas cidades, Lisboa e Almada, sob o signo da paz, através da oração e da música em favor dos cristãos perseguidos.   Como já vem sendo habitual, em parceria com diversas organizações,...
ver [+]
A alegria contagiante da comunidade franciscana nos Camarões
O amor que salva
Presos, leprosos, cegos, pobres. Todos os dias os Franciscanos do Emanuel saem para as ruas ao encontro dos mais pobres dos pobres da comunidade. Numa região já perturbada pelos tambores da guerra e do terrorismo, estes homens de Deus são semente de paz.
ver [+]
Cristãos da Síria celebram mais um Natal em clima de guerra
“Não me deixem sozinho”
Pelo quinto ano consecutivo, a guerra ensombrou o Natal em Alepo. O desalento é indisfarçável. Falta tudo na Síria. Por causa dos constantes bombardeamentos, dos infindáveis tiroteios, a água secou nas torneiras, as lâmpadas continuam emudecidas, a comida...
ver [+]
O Ano Santo da Misericórdia já chegou à cidade de Alqosh
O desafio do Padre Dankha
Rezar pelos inimigos não é fácil. Muito menos quando eles, os jihadistas, estão a apenas 15 km de distância e todos têm ainda na memória os dias em que tiveram de fugir para salvar a vida. Há centenas de cristãos refugiados em Alqosh. É para eles –...
ver [+]
Ser presença de Deus no meio da guerra civil na Síria
Uma irmã em Alepo
Tem 41 anos, é argentina e pertence ao Instituto do Verbo Encarnado. Foi para Alepo para tomar conta de uma residência de estudantes pobres, quando a guerra civil a apanhou em cheio. Tudo mudou na sua vida. Apesar do medo, diz que quer continuar na Síria, a missão da sua vida.
ver [+]
Fundação AIS lança campanha “online” pelos Cristãos perseguidos
Pecado de omissão
É um pequeno filme que incomoda. Em pouco mais de cinco minutos passam, diante dos nossos olhos, imagens das atrocidades cometidas contra os Cristãos no Médio Oriente nos últimos anos. É impossível ficar indiferente. A pouco mais de 10 dias do Natal, este filme provoca as nossas consciências.
ver [+] video
Camarões: o novo alvo dos islamitas do Boko Haram
A guerra esquecida
A violência demente do grupo islamita Boko Haram não tem parado. Depois de ter colocado o norte da Nigéria a ferro e fogo, os terroristas atacam agora os países da região. Por causa disso, há já mais de 2 milhões de refugiados. Nos Camarões vivem-se histórias trágicas.
ver [+]
China: Igreja Clandestina chora a morte do Padre Peter Wei
Semente de fé
São muitos os padres, religiosas e bispos pertencentes à Igreja Clandestina, fiel a Roma, que estão detidos na China. Muitos, simplesmente desapareceram. No início do mês, o corpo de um padre apareceu a boiar nas águas de um rio. “Suicídio”, apressaram-se a dizer as autoridades.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES