Mundo
Dias de terror em Malakal, no Sudão do Sul
A guerra, de novo
Meses depois da independência, a guerra voltou, mais trágica ainda, ao Sudão do Sul. Um conflito tribal desabou sobre esta jovem nação e provocou já milhares de mortos e cerca de 1 milhão de refugiados. A Irmã Elena não consegue esquecer toda essa violência em Malakal, onde vivia.
ver [+]
Dia 27 de Abril: canonização de João Paulo II e João XXIII
O último abraço
No próximo domingo, dia 27, a Igreja vai celebrar a canonização de João Paulo II e João XXIII. Para a Fundação AIS, esta é uma data carregada de simbolismo. Há precisamente 12 anos, o Padre Werenfried e Karol Wojtyla abraçaram-se pela última vez. Agora estão juntos no Céu.
ver [+]
Paquistão: a história esquecida das crianças escravizadas
O preço de uma mercadoria
Todos os anos cerca de mil crianças cristãs paquistanesas desaparecem. São raptadas e acabam, quase sempre, nas malhas de redes de tráfico de seres humanos. Para estas redes mafiosas, as crianças cristãs são apenas uma mercadoria. Um negócio.   Pertencer a uma minoria pode ser trágico.
ver [+]
Índia: a história improvável da carmelita Christine Kapadia
Conhecer Deus numa pastelaria
“Conheci Jesus numa pastelaria.” Christine Kapadia tem 35 anos, olhar doce e um sorriso franco. É uma rapariga absolutamente normal. Tal como praticamente 90 % dos cerca de 60 milhões de habitantes deste estado indiano, Christine nasceu em...
ver [+]
Nigéria: milícia islâmica quer impor a ‘sharia’ no país
“Nós estamos a morrer”
É rara a semana em que não há notícia de mais um atentado da milícia islâmica Boko Haram, que pretende dividir a Nigéria, impondo a ‘sharia’ ao norte. Desde 2009 já se contabilizaram milhares de mortos. Os Cristãos são o alvo principal. O mundo parece ignorar esta chacina.
ver [+]
Sudão do Sul: um país a caminho do precipício
“Por favor, rezem por nós!”
Desde Dezembro que o cheiro a pólvora voltou ao Sudão do Sul. Os combates entre tropas leais ao presidente e ao ex-vice-presidente já causaram milhares de mortos e quase 1 milhão de refugiados, e está a conduzir o país para uma catástrofe humanitária sem precedentes.
ver [+]
Filipinas: terramoto e tufão põem à prova a fé de um povo
O sonho do menino Gerard
Tem apenas 11 anos mas fala do seu futuro com uma certeza inabalável. Gerard agradece a Deus o dom da vida depois de a sua aldeia ter sido arrasada pelo tufão Haiyan, em Novembro. Em poucas horas perdeu a mãe, a irmã e a casa. Agora quer ser padre.   Paróquia de San Joaquín, Filipinas.
ver [+]
Síria: extremistas islâmicos impõem severas condições aos cristãos
Entre a espada e a parede
Não há meias palavras. Os cristãos que ainda vivem na cidade de Raqqa têm de pagar um imposto, em ouro, aos radicais islâmicos que controlam a cidade, não podem exibir quaisquer símbolos religiosos ou rezar em público. Nem os sinos se podem voltar a fazer ouvir.
ver [+]
Tanzânia: será este o novo alvo dos radicais islâmicos?
Dias de medo em Zanzibar
Ataques com motivação religiosa começam a ser cada vez mais frequentes na Tanzânia, muito especialmente no arquipélago de Zanzibar, onde um grupo terrorista quer implantar um Estado islâmico. Alvo principal das ameaças: a comunidade cristã.   Já são...
ver [+]
Cazaquistão: o campo de concentração da União Soviética
Os escravos de Estaline
Milhões de homens foram presos e levados para os famosos “gulags” nos tempos da União Soviética. O Cazaquistão transformou-se num gigantesco “campo de concentração” do regime. O Bispo Auxiliar de Astana esteve em Lisboa, a convite...
ver [+]
Egipto. Comunidade cristã vive dias de perseguição e medo
“Ninguém está a salvo”
No Egipto, os Cristãos sentem-se abandonados. Ninguém está a salvo. Homens, mulheres, crianças, todos podem ser alvo de sequestro ou tortura. Nem as meninas escapam. Cada vez há mais histórias de raptos e conversões forçadas ao Islão.   Mortes, raptos, sequestros.
ver [+]
Paquistão: um país sequestrado pela lei da blasfémia
Viver no meio do terror
A lei da blasfémia, cada vez mais invocada no Paquistão, permite, lançando falsas acusações, incriminar qualquer pessoa condenando-a à prisão ou até à morte. Os Cristãos são, provavelmente, a minoria religiosa que mais tem sofrido com este sistema. Asia Bibi ou Shahbaz Bhatti são exemplo disso.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Se há exemplo de ativismo cívico e religioso e para o impulso permanente em prol da solidariedade, da...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES