Mundo
Bispo de Pemba alerta para regresso do terror jihadista em Cabo Delgado
“Todas as capelas foram destruídas”
Em mensagem enviada para a Fundação AIS em Lisboa, D. António Juliasse faz um retrato dramático da situação em Cabo Delgado, região que está a ser palco de uma ofensiva de grupos armados que dizem pertencer ao Daesh, a organização jihadista “Estado Islâmico”.
ver [+]
Ajudar a Igreja na Ucrânia, um compromisso para esta Quaresma
Dias de medo no orfanato
A Irmã Karmela continua a ter uma voz calma, um olhar sereno e um sorriso bondoso. Mas naqueles dias, em Abril, quando a guerra chegou a Vorzel, foi impossível esconder o medo. No lar onde vive e que acolhe crianças órfãs, quando escutaram as primeiras explosões, foi o pânico.
ver [+] video
Ameaça jihadista deixa Cristãos do Burquina Fasso em sobressalto
Drama esquecido
Com o custo de apenas um café, cerca de 65 cêntimos, é possível dar educação durante um mês a uma criança cristã que vive num dos vários campos de deslocados internos no Burquina Fasso, onde se concentram milhares de pessoas vítimas do terrorismo. Este...
ver [+]
Ajudar a Igreja na Ucrânia, um compromisso para esta Quaresma
Carregar a Cruz em Vorzel
O seminário de Vorzel foi atacado e ocupado pelos soldados russos. Durante cerca de 20 dias, em Março de 2022, destruíram, vandalizaram e roubaram o que puderam. Nem uma imagem de Nossa Senhora de Fátima escapou. Até os ténis do reitor foram roubados....
ver [+] video
A casa grande de Jessine onde crianças abandonadas redescobrem o amor
Anjos da guarda
Em Jezzine, no Líbano, todos conhecem o orfanato das irmãs. É um edifício grande, bonito, no meio de uma serra, rodeado de verde. Esta casa é um exemplo do trabalho discreto, mas essencial, da Igreja junto das populações que mais têm sofrido com a crise que está a afectar o Líbano.
ver [+] video
D. Jacques Mourad recorda o tempo de cativeiro às mãos de jihadistas
Aprender a perdoar
O Arcebispo Católico de Homs é uma figura de grande prestígio na Síria e olhado com muito respeito não só pela comunidade cristã, mas também pelos Muçulmanos. A isso não será alheio o facto de ter sido raptado em 2015 por jihadistas no mosteiro de Mar Elian, onde vivia.
ver [+]
Turquia
Um morto em ataque armado neste Domingo numa igreja católica na cidade de Istambul
O ataque ocorreu ontem, Domingo, durante a Missa na Igreja de Santa Maria na capital da Turquia. O Papa manifestou logo a sua “proximidade” para com a comunidade local. Dois homens mascarados entraram ontem, dia 28, de manhã, aos tiros...
ver [+]
Nigéria: Quase 200 cristãos assassinados no estado de Plateau
Massacre no Natal
Quase duas centenas de cristãos foram “sumariamente mortos” por militantes fulani que atacaram 26 aldeias no estado de Plateau, no centro da Nigéria, entre os dias 23 e 26 de Dezembro. Casas e colheitas foram destruídas, as igrejas e os centros de saúde incendiados.
ver [+]
Fundação AIS pede ajuda para os Cristãos do Médio Oriente
Servir, ouvir, amar…
Mario Freiha é apenas um seminarista, mas sabe que tem um poder imenso. O poder transformador do amor. Agora, numa altura em que o espectro da guerra parece crescer de dia para dia e quando o Líbano atravessa, talvez, a pior crise económica da sua história,...
ver [+] video
Alerta o Patriarca Louis Sako
Mais de 1 milhão de cristãos deixou o Iraque ao longo dos últimos vinte anos
Perseguição religiosa, secundarização social, perda de empregos, confisco das propriedades, insegurança, ameaça de grupos terroristas como o Daesh, os jihadistas do Estado Islâmico… tudo isto levou mais de 1 milhão de cristãos a abandonar o Iraque ao longo das duas últimas décadas.
ver [+]
Nicarágua
Libertados dois bispos e ainda sacerdotes e seminaristas
As autoridades de Manágua libertaram ontem, Domingo, os Bispos D. Rolando Alvarez, D. Isidoro del Carmen Mora e ainda 17 outros membros da Igreja entre sacerdotes e seminaristas. A Fundação AIS desde há muito que tem vindo a alertar para a situação de...
ver [+]
Líbano
Cristãos temem conflito aberto entre Israel e Hezbollah e fogem para zonas mais seguras
Na terça-feira, 2 de janeiro, um dos principais líderes do Hamas foi morto num ataque com drones em Beirute. Depois de vários incidentes na fronteira com Israel, há o risco de a guerra alastrar também para o Líbano, o que está a assustar a comunidade cristã.
ver [+]
Anterior    1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16      Próximo
A OPINIÃO DE
Pedro Vaz Patto
Há temáticas sobre que tem falado o Papa Francisco de forma recorrente e que são da maior relevância, mas nem sempre têm o eco que seria devido.
ver [+]

Tony Neves
O Dia Mundial da Criança comemora-se a 1 de junho, em diversos países, incluindo Portugal, Angola, Moçambique…...
ver [+]

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O que caracteriza o casamento não é o amor – que é também comum a outras relações humanas –...
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Acaba de ser publicada a declaração “Dignitas Infinita” sobre a Dignidade Humana, elaborada...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES