Mundo
Populações aterrorizadas com a guerra sem fim no Sudão do Sul
“Os ataques foram brutais…”
É um conflito tribal que já provocou mais de 10 mil mortos e dois milhões de refugiados. Ninguém está a salvo. A violência parece imparável. Quase todos os dias há relatos de violações de mulheres, de rapazes recrutados à força por grupos armados, de populações em fuga.
ver [+]
Iraque: reconquista não significa regresso imediato dos Cristãos
A sombra do medo
Igrejas esventradas, imagens decepadas, paredes queimadas, livros sagrados espalhados pelo chão. Aos poucos, com a libertação de vilas e aldeias no Iraque, em especial na chamada Planície de Nínive, percebe-se que os jihadistas se alimentam de ódio puro contra os Cristãos.
ver [+]
Índia: Igreja defende os direitos de milhões de “dalits”
Os insignificantes
Não têm direitos. Na Índia, há milhões de crianças, mulheres e homens que são vistos como indignos. São os “dalits”, os intocáveis. São milhões e, no entanto, é como se não existissem, como se fossem invisíveis, insignificantes. Muitos destes “dalits” são cristãos.
ver [+]
Paquistão: histórias de fidelidade, apesar da perseguição
Vidas sem medo
Foi em Março. Vai fazer, daqui a umas semanas, dois anos. Akash, 20 anos, estava de guarda com uns amigos à porta da Igreja de São João, em Youhanabad, num Domingo, por causa dos rumores insistentes de que estaria iminente um atentado bombista. E era mesmo verdade.
ver [+]
A história de dois cristãos sequestrados em Mossul, no Iraque
A cruz escondida…
Foram dois anos de suplício. Uma mãe e um filho, ainda adolescente, ambos cristãos, foram levados para Mossul depois de a sua aldeia ter sido conquistada pelos jihadistas. Felizmente, Jandark Nassi e Ismail conseguiram escapar daquele verdadeiro inferno...
ver [+]
Nigéria: o regresso a casa após 30 meses de cativeiro
Lágrimas felizes
Outubro. Asabe mal queria acreditar que ia ser libertada. Durante 30 meses viveu num sufoco permanente às mãos dos terroristas do Boko Haram depois de ter sido sequestrada em Chibok, em Abril de 2014. A sua história e a das outras 276 raparigas raptadas como ela de uma escola cristã correu mundo.
ver [+]
Síria: quando o fim da guerra é a prenda mais desejada
Os olhos tristes de Magda
São rapazes e raparigas que praticamente não sabem o que é viver em paz. São rapazes e raparigas de Alepo. São crianças apenas. Recentemente, a Fundação AIS organizou uma videoconferência para que algumas destas crianças pudessem dizer, de viva voz, a...
ver [+]
Eritreia: o país de onde todos querem fugir
Quadro negro
Todos os meses cerca de 5 mil pessoas procuram fugir da Eritreia. Este é o país de África de onde saem mais refugiados rumo à Europa. Fogem de quê? Da repressão, da violência e da pobreza. No último relatório da Fundação AIS sobre a Liberdade Religiosa...
ver [+]
Filipinas: três anos depois, ninguém esquece o Tufão Haiyan
180 minutos de terror
Foi tremendo. Ventos que sopraram a quase 400 km por horas deixaram um rasto de destruição e morte. Cerca de 10 mil pessoas perderam a vida e aproximadamente 4,3 milhões ficaram sem casa, sem nada. Foram momentos trágicos. Mas a solidariedade aconteceu.
ver [+]
Irmã Guadalupe: o exemplo admirável dos Cristãos sírios
Livres até ao martírio
A Irmã Guadalupe esteve em Portugal e repetiu vezes sem conta as mesmas histórias. Falou das bombas que continuam a ensanguentar Alepo, descreveu a cidade sitiada por terroristas, explicou como é terrível sobreviver sem água nem luz eléctrica durante...
ver [+]
Síria: pequenos gestos de solidariedade que fazem toda a diferença
Amar até ao fim…
Vivem-se tempos muito duros na Síria. A guerra civil, de que a Irmã Guadalupe nos veio falar, a convite da Fundação AIS, não destruiu apenas a cidade de Alepo. As suas marcas estão em todo o lado, revelando feridas abertas e uma multidão de pessoas que precisam, mais do que nunca, de ajuda.
ver [+]
Ucrânia: milhares de pessoas dependem da ajuda da Igreja
A guerra esquecida
No Leste da Ucrânia, desde que deflagrou o conflito entre separatistas pró-russos e as forças de Kiev, em 2014, há milhares de pessoas que vivem como que esquecidas, que sofrem, que estão abandonadas e que precisam de ajuda. A Igreja tem desenvolvido...
ver [+]
A OPINIÃO DE
Tony Neves
É sempre uma alegria voltar à Suíça e reencontrar comunidades portuguesas que ali vivem, trabalham e também celebram a sua Fé.
ver [+]

Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]

Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES