Mundo
Camarões: o novo alvo dos islamitas do Boko Haram
A guerra esquecida
A violência demente do grupo islamita Boko Haram não tem parado. Depois de ter colocado o norte da Nigéria a ferro e fogo, os terroristas atacam agora os países da região. Por causa disso, há já mais de 2 milhões de refugiados. Nos Camarões vivem-se histórias trágicas.
ver [+]
China: Igreja Clandestina chora a morte do Padre Peter Wei
Semente de fé
São muitos os padres, religiosas e bispos pertencentes à Igreja Clandestina, fiel a Roma, que estão detidos na China. Muitos, simplesmente desapareceram. No início do mês, o corpo de um padre apareceu a boiar nas águas de um rio. “Suicídio”, apressaram-se a dizer as autoridades.
ver [+]
Sudão do Sul: depois da festa da independência, o caos absoluto
“Rezem por nós”
A Igreja denuncia a crise humanitária que está a assolar a região. A guerra civil, no Sudão do Sul, é a última tragédia para a vida de milhares de pessoas que só conhecem a violência, o terror e a miséria. O Padre David Samy telefonou-nos angustiado:...
ver [+]
Padre americano apoia antigos prisioneiros dos Gulags
Orações clandestinas
Trocou o Alasca pelas terras geladas da Sibéria para ajudar antigos prisioneiros dos Gulags. Conheceu histórias de coragem, de terços rezados em silêncio, de mulheres forçadas a abortar. Hoje, o Padre Michael Shields quer reconciliar todas estas pessoas...
ver [+]
Milhares de refugiados precisam da nossa ajuda. Agora!
E hoje, já salvámos alguém?
A ONU calcula que haverá no mundo mais de 60 milhões de refugiados. Fogem da guerra, da violência, do terror. Fogem da morte. Milhares destes refugiados procuram a Europa. Mas o mundo não pode esquecer os que ficaram para trás, nos seus países. A maior parte deles são cristãos.
ver [+]
Ao fim de oitenta e quatro dias nas cadeias do “Estado Islâmico”…
Fuga para a liberdade
Foi raptado no Mosteiro de Mar Elian, na Síria, a 21 de Maio, e fugiu dos jihadistas saltando para cima de uma mota, conduzida por um amigo muçulmano, no passado dia 10 de Outubro. Provavelmente, o Padre Mourad nunca mais vai conseguir esquecer os dias...
ver [+]
Egipto: impossível esquecer o dia 12 de Fevereiro
As últimas palavras
Estavam todos ajoelhados junto à água, numa praia da Líbia. Foram todos degolados apenas por serem cristãos. O mundo viu, chocado, as imagens deste crime bárbaro. Numa pequena aldeia do Egipto ainda hoje se chora a memória destes filhos da terra, mas...
ver [+]
China: Cardeal emérito de Hong Kong envia mensagem à AIS
“Por favor, rezem por nós!”
A China é um dos países sinalizados no relatório da Fundação AIS, divulgado esta semana, em que a perseguição aos Cristãos se acentuou nos últimos dois anos. Todos os que se mantêm fiéis ao Papa e ao Vaticano arriscam a prisão, os campos de reeducação, até a morte.
ver [+]
Persistem os dias de medo na República Centro-Africana
O Padre coragem
Por mais de uma vez já arriscou a própria vida para salvar pessoas ameaçadas por bandos armados. Num país em caos, como é a República Centro-Africana, o Padre Barnard Kinvi, de 33 anos, consegue ser sinal da esperança de que nem tudo está perdido.
Desde...
ver [+]
O Bispo que nasceu muçulmano e se enamorou de Jesus
O sonho de Atanásio
É uma história invulgar. O jovem Bispo de Lichinga deixou-se encantar por Jesus apesar de ter nascido numa família muçulmana. Só foi baptizado aos 18 anos mas, já então, sonhava ser padre. Agora tem um enorme desafio à sua frente: ser construtor da paz...
ver [+]
Nigéria. Nem as crianças estão a salvo do terror do Boko Haram
Fugir para sobreviver
A Unicef publicou um relatório sobre a Nigéria e as atrocidades cometidas pelo grupo islâmico Boko Haram. Só nos últimos cinco meses, meio milhão de crianças tiveram de fugir de suas casas, das suas aldeias, para não serem mortas. Agora precisam de ajuda.
ver [+]
Iraque: missionário argentino descreve “sofrimento” dos Cristãos
Perder tudo menos a fé
Bagdade é uma cidade sitiada. Os Cristãos estão encurralados. Têm medo, mas não renegam a sua fé. São exemplo, por isso, para todos nós. Do Iraque chega-nos o testemunho de um padre argentino, Luís Montes, que nos interpela directamente a fazermos alguma coisa por estes irmãos na fé.
ver [+]
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É importante que se diga que Maria João Vaz Tomé foi discriminada por um suposto delito de opinião,...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Surgem por vezes iniciativas vindas de onde menos se esperaria. Os países nórdicos são talvez aqueles onde mais longe chegou o secularismo.
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
A carta intitulada O Papel da Literatura na Educação (Paulinas, 2024) da autoria do Papa Francisco constitui...
ver [+]
|
Tony Neves
É sempre uma alegria voltar à Suíça e reencontrar comunidades portuguesas que ali vivem, trabalham e também celebram a sua Fé.
ver [+]
|
EDIÇÕES ANTERIORES