Mundo
Egipto: onde estão as raparigas cristãs raptadas?
O pesadelo de Martha
São raptadas, violadas e vendidas. Ser-se rapariga e cristã é uma condição de risco no Egipto nos dias de hoje. Este é um tema tabu, quase ninguém quer falar sobre isto, mas há muitas famílias em lágrimas porque as suas filhas desapareceram…
Desde...
ver [+]
Haiti: 5 anos depois, a Igreja precisa de ajuda. Ainda.
Como esquecer?
É o país mais pobre das américas. Em Janeiro de 2010 sofreu um dos mais furiosos terramotos de que a humanidade tem memória. Hoje, cinco anos depois, quase tudo está ainda por reconstruir. O maior drama é que o mundo já se esqueceu do Haiti.
Ricardo...
ver [+]
O desespero de uma família síria refugiada no Líbano
As lágrimas amargas de Flodia
Fugiram de casa quando já se combatia na sua rua, na cidade de Homs, na Síria. Fugiram para salvar a vida. Agora vivem todos num minúsculo quarto no Líbano. Estão encurralados entre o susto do passado e o medo do futuro. São apenas uma família. Há quase...
ver [+]
Arriscar a vida por Deus, todos os dias, no Sudão do Sul
“Se gritares, matamos-te!”
Maya nunca mais vai esquecer o frio cortante da faca encostada à garganta. Homens armados atacaram o convento, aprisionaram todas as irmãs e roubaram o que puderam. Foi a segunda vez que a tentaram matar. Apesar do risco que corre, esta irmã não quer abandonar o Sudão do Sul.
ver [+]
Paquistão: a “Cidade de Jesus”, em Karachi, é um bairro de lata
O silêncio dos inocentes
Karachi é uma das maiores cidades do mundo. Um dos seus bairros mais pobres é Essa Nagri, também conhecido como a “Cidade de Jesus”. Por lá vivem cerca de 40 mil pessoas. São quase todos cristãos e andam assustados. Nos últimos tempos, há cada vez mais episódios de violência.
ver [+]
A aventura de uma freira italiana na Papua Nova-Guiné
O poder de um sorriso
Que faz uma freira italiana em Bereina, uma das dioceses mais pobres do mundo, onde falta quase tudo? A Irmã Gasparatto ensina a ler e a escrever, combate o consumo generalizado de uma droga tradicional que provoca um rasto de destruição e morte, e até...
ver [+]
Iraque: a história de um seminarista expulso da sua aldeia
O sonho de Martin
Tem 24 anos e quer ser padre. Aos 18 decidiu entrar no seminário. No ano passado, em Agosto, teve de fugir da sua terra para não ser morto pelos jihadistas do “Estado Islâmico”. Antes de partir, foi à Igreja buscar o Santíssimo para não ser profanado.
ver [+]
Iraque: o Padre Douglas Bazi precisa da nossa ajuda. Agora.
“Por favor, salvem-nos!”
Sobreviveu a bombas, ao disparo de morteiros e esteve em cativeiro durante nove dias. Torturaram-no e queimaram-lhe o corpo com pontas de cigarros. Nem água lhe deram... Desses nove dias de horror, o Padre Douglas gosta de lembrar apenas as dez argolas...
ver [+]
República Centro-Africana: uma tragédia humanitária esquecida
As guerras do Padre Aurelio
As Nações Unidas dizem que na República Centro-Africana está a acontecer a maior crise humanitária esquecida no mundo. Os números são trágicos, de facto. Mas lá, neste país africano, há um missionário que, todos os dias, oferece esperança onde já só havia lágrimas.
ver [+]
Síria: Jean-Clement, o bispo que não se consegue reformar
Um milagre em Aleppo
Todos os dias acontece o improvável numa das cidades mais flageladas pela guerra na Síria. Milhares de pessoas recebem das mãos de Jean-Clement um saco com pão, azeite, arroz, açúcar… E um sorriso. Todos os dias acontece um milagre nas ruas de Aleppo.
ver [+]
Síria: Irmã Annie lança grito de ajuda desde Aleppo
Silêncio que mata
Aleppo está a ferro e fogo. A guerra civil redobrou de violência nos últimos dias e, se nada se fizer, teme-se o pior. Desta cidade, que já foi o orgulho da Síria, chega-nos um grito de dor, chega-nos uma carta escrita em lágrimas. A Irmã Annie pede-nos ajuda.
ver [+]
Iraque: o drama de uma mãe a quem roubaram a filha de 3 anos
À espera de Cristina
Tem um olhar vazio, perdido no tempo. Um rosto amargurado. Percebe-se logo que está triste. Profundamente triste. No dia em que fugiu da sua cidade, os jihadistas do “Estado Islâmico” arrancaram-lhe a filha de 3 anos, que levava nos braços.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]
|
Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]
|
EDIÇÕES ANTERIORES