Mundo
Ucrânia: milhares de pessoas dependem da ajuda da Igreja
A guerra esquecida
No Leste da Ucrânia, desde que deflagrou o conflito entre separatistas pró-russos e as forças de Kiev, em 2014, há milhares de pessoas que vivem como que esquecidas, que sofrem, que estão abandonadas e que precisam de ajuda. A Igreja tem desenvolvido...
ver [+]
Em Maroua, nos Camarões, as Igrejas estão cheias apesar do terrorismo
A força da oração
Nos Camarões, há uma diocese, quase na fronteira com a Nigéria, onde ninguém está a salvo, onde ninguém está seguro. No entanto, apesar da violência islamita, dos atentados que nunca têm hora marcada, os cristãos são um exemplo para todos nós. O terrorismo...
ver [+]
Somália: o país africano onde há apenas uma igreja católica
A fé na clandestinidade
Infelizmente são muitos os países no mundo onde os Cristãos são perseguidos. A Somália é um deles. Ameaçados por grupos jihadistas radicais, os crentes são obrigados a viver a sua fé clandestinamente. Neste país do chamado “Corno de África”,...
ver [+]
A libertação de Qaraqosh, ao fim de dois anos de violência
“Já sofremos o suficiente…”
Os sinos voltaram a tocar nas igrejas. Logo depois de os primeiros soldados iraquianos e curdos terem entrado na cidade, correram mundo as primeiras imagens de Qaraqosh, a cidade cristã iraquiana após dois anos e dois meses de ocupação jihadista.
As...
ver [+]
Alepo. Gritos de desespero numa cidade cercada pela guerra
“Não aguentamos mais”
A guerra na Síria parece não ter fim. Da cidade de Alepo, outrora a segunda mais importante metrópole do país, continuam a chegar-nos alarmantes pedidos de ajuda. Perante a violência do conflito, resta apenas a força da fé que se traduz em orações.
...
ver [+]
Diocese de Manono, na República Democrática do Congo
“Ninguém nos visita”
Na terrível história deste país assombrado pela guerra, há uma cidade que parece ser hoje terra de ninguém, como se fosse um lugar fantasma. Em Manono vivem pessoas que estão como que exiladas na própria terra. É como se não existissem. A pobreza é chocante e interpela-nos.
ver [+]
Iraque: cumpriu-se o sonho do seminarista Martin Baani
O padre do sorriso
Expulso da sua aldeia, no auge dos ataques jihadistas no Iraque, Martin Baani foi obrigado a fugir com a roupa que trazia vestida. Só teve tempo para salvar o Santíssimo da igreja de Karamlesh, onde vivia. Tudo o resto ficou para trás. Martin era seminarista...
ver [+]
A história de uma mulher cristã escravizada pelo Boko Haram
As lágrimas de Rebecca
Há datas que nos perseguem, como se fossem lâminas afiadas prontas a magoar-nos. Mesmo quando Rebecca quer esquecer para sempre os tempos de cativeiro na floresta, na Nigéria, basta-lhe olhar para o seu filho, o pequeno Ibrahim, nascido em cativeiro,...
ver [+]
Azerbaijão prepara visita do Papa Francisco
O país dos 7 padres
Em todo o Azerbaijão, a comunidade católica tem apenas uma paróquia, uma igreja e uma capela. Apesar de ser fortemente minoritária, a presença dos Cristãos faz-se sentir – e bem – no quotidiano deste país maioritariamente muçulmano.
O petróleo fez do Azerbaijão um país muito rico.
ver [+]
Nas Ilhas Salomão, o Jubileu da Misericórdia é tempo de festa
O bispo voador
Para muitos, as Ilhas Salomão, situadas perto da Austrália, são apenas um exótico destino de férias. Para os habitantes das inúmeras ilhas de areia fina e vegetação tropical, apesar das águas cristalinas, as coisas não são assim tão fáceis. A começar pelo isolamento em que vivem.
ver [+]
O exemplo de vida e de amor de François-Xavier Van Thuân
O segredo do Cardeal
O regime comunista do Vietname tentou silenciá-lo. Foram 13 anos de cadeia, de privação da liberdade com largos períodos de isolamento total, confinado a uma cela minúscula. Nada, porém, demoveu este homem de aspecto frágil e sorriso bondoso. A sua história, de resistência e amor, é inspiradora.
ver [+]
Síria. AIS lança campanha de emergência para as vítimas da guerra
“Por favor, ajudem-nos!”
Alepo transformou-se no campo de batalha mais sangrento da guerra na Síria. A vitória ou a derrota deste conflito parece jogar-se ali. Combate-se rua a rua, bairro a bairro. Casa a casa. De Alepo chegam-nos gritos de ajuda. Há pessoas encurraladas, cercadas por tiros, bombas, destruição e morte.
ver [+]
A OPINIÃO DE
Tony Neves
É sempre uma alegria voltar à Suíça e reencontrar comunidades portuguesas que ali vivem, trabalham e também celebram a sua Fé.
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
Num texto já com alguns anos Frei Bento Domingues disse: “Sei que a palavra Deus precisa de ser...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Muitos foram os que partilharam fervorosamente a emoção das conquistas de medalhas olímpicas pelos atletas do nosso país.
ver [+]
|
Tony Neves
Assis enche-me sempre as medidas da alma. Já lá fui várias vezes e aí voltarei sempre que puder. Para...
ver [+]
|
EDIÇÕES ANTERIORES