Mundo
Um casal cristão surdo-mudo é o exemplo da tragédia em que caiu a Síria
As sobras do restaurante
Não morreram durante a guerra e agora têm de sobreviver à crise. São um casal surdo-mudo já de meia-idade. Ele chegou a ter uma oficina de automóveis, num tempo em que viviam razoavelmente bem, mas agora tem de lavar pratos num restaurante. Ela conseguiu...
ver [+]
Síria. A Campanha de Natal da Fundação AIS também apoia os escuteiros
O orgulho de Madj
Tinha apenas 2 anos quando começou a guerra na Síria. Começou a falar e a dar os primeiros passos ao mesmo tempo que milhares de pessoas fugiam da morte, das bombas que caíam ameaçadoras dos céus, das cidades que se transformaram em campos de batalha.
ver [+] video
Líbano: Fundação AIS apoia as Irmãs que cuidam dos doentes psiquiátricos
Amar os últimos
É o único hospital psiquiátrico em todo o Líbano. As Irmãs Franciscanas lutam desesperadamente para que nada falta a cada um dos mais de mil pacientes. Todos eles têm em comum o facto de possuírem algum tipo de deficiência mental e física e de terem sido rejeitados pelas suas famílias.
ver [+] video
Síria. Campanha de Natal da Fundação AIS também combate a fome
O preço da esperança
Fugiram da guerra, mas a violência persegue-os. A violência da fome e da miséria. No Vale dos Cristãos vivem milhares de pessoas. Com o país a colapsar, com os preços dos bens essenciais a subirem para valores proibitivos, algumas famílias estão já na indigência.
ver [+] video
Relatório da Fundação AIS revela o mapa-mundo da opressão aos Cristãos
Na mira dos terroristas
“Perseguidos e Esquecidos?” é um relatório produzido a nível internacional, de dois em dois anos, pela Fundação AIS. Tem como objectivo analisar as violações da liberdade religiosa contra os Cristãos em alguns dos países onde há descrições persistentes de abusos de direitos humanos.
ver [+]
Líbano. A Campanha de Natal da Fundação AIS também combate a fome
As lágrimas da Irmã Juliette
Em alguns dos bairros mais pobres de Beirute, há uma irmã que conhece os rostos e as histórias de muitos dos seus habitantes. Ela vê Cristo em cada um deles e procura resgatá-los da miséria insuportável em que se encontram. Há quem tenha vendido os...
ver [+]
Líbano: Campanha de Natal da Fundação AIS também apoia as escolas
Um lugar de misericórdia
A Irmã Maguy não tem alternativa. A sua escola é um oásis no caos em que se transformou o Líbano. A pobreza é tanta e a miséria é tão profunda que a escola se transformou, praticamente, no único lugar onde as famílias têm a certeza de que os seus filhos não passam fome.
ver [+] video
Zimbabué: Bispo pede ajuda para a mais pobre aldeia da sua diocese
Um carro salva-vidas
Fica longe e as estradas estão quase sempre intransitáveis. Não se chega lá por GPS, mas sim pelo tacto de mãos calejadas que seguram o volante e evitam as armadilhas dos caminhos. A Missão de Chitsungo, que é composta por cerca de 60 aldeias, ostenta...
ver [+]
Bispo de Kharkiv, na Ucrânia, alerta para os dias duros do Inverno
“Precisamos de ajuda”
Vasylij Tuchapets, Bispo grego-católico de Kharkiv, esteve de passagem pela Alemanha, pela sede internacional da Fundação AIS, e deixou um alerta: a guerra vai entrar agora numa fase muito difícil durante os duros meses de Inverno e toda a ajuda é necessária.
ver [+]
O Bispo de Matagalpa, na Nicarágua, está preso desde o dia 1 de Agosto
“Somos um alvo”
Faz esta terça-feira, 18 de Outubro, 60 dias que o Bispo de Matagalpa está detido. A prisão de D. Rolando Álvarez representa uma das maiores afrontas do regime sandinista de Daniel Ortega à Igreja Católica. A prisão do Bispo é um exemplo da violência...
ver [+] video
Igreja do Paquistão pede ajuda face ao drama das piores cheias de sempre
“Não nos abandonem…”
São as piores cheias de que há memória. Calcula-se que um terço do país tenha ficado debaixo de água, destruindo quase tudo, desde casas, estradas, pontes, colheitas… Tudo. Há milhões de pessoas afectadas, mais de 1.500 mortos, aldeias que desapareceram do mapa.
ver [+]
Nove cristãos raptados e igreja incendiada e reduzida a cinzas nos Camarões
“Que Deus tenha piedade…”
Foi um ataque brutal. Cinco padres, uma irmã e três leigos foram raptados na aldeia de Nchang, Diocese de Mamfe, nos Camarões. Foram raptados por homens armados a 16 de Setembro. Para que não restassem dúvidas sobre o alvo do ataque, a igreja local foi também queimada.
ver [+] video
A OPINIÃO DE
Guilherme d'Oliveira Martins
O poema chama-se “Missa das 10” e foi publicado no volume Pelicano (1987). Pode dizer-se...
ver [+]

Tony Neves
Cerca de 3 mil Espiritanos, espalhados por 63 países, nos cinco continentes, anunciam o Evangelho....
ver [+]

Tony Neves
Deixei Cabo Verde, terra da ‘morabeza’, já cheio da ‘sodade’ que tão bem nos cantava Cesária Évora.
ver [+]

Pedro Vaz Patto
Talvez a mais surpreendente iniciativa do pontificado do Papa Francisco (onde as surpresas abundam)...
ver [+]

Visite a página online
do Patriarcado de Lisboa
EDIÇÕES ANTERIORES