Mundo
Nigéria: Igreja alerta que país está à beira da guerra civil
O Bispo que não desiste
Dia 24 de Janeiro. Grupos de pastores fulani emboscaram algumas aldeias cristãs provocando o pânico entre os seus habitantes que se viram obrigados a fugir para salvar a própria vida. Os fulani são, na sua maioria, pastores nómadas e costumam andar armados.
ver [+]
República Centro-Africana: Dias de caos na Diocese de Bangassou
A única arma
No passado dia 19 de Janeiro, o Padre Yovane Cox, um missionário chileno que está actualmente na Diocese de Bangassou, na República Centro-Africana, enviou uma mensagem aflitiva para a Fundação AIS: “A catedral está a ser atacada”. Uma vez...
ver [+]
Arcebispo de Lahore, Paquistão, denuncia em Lisboa perseguição aos cristãos
Vidas ameaçadas
Quase todos os padres no Paquistão já foram ameaçados. Ou por telefone, ou através de cartas anónimas, ou directamente, cara a cara. Muitos já foram mesmo agredidos. Querem obrigá-los a renunciarem ao cristianismo, querem convertê-los ao islão. A ameaça é real e constante.
ver [+]
Uma casa de portas abertas na fronteira entre a Bolívia e o Chile
Um pedaço de Céu
A casa é modesta e fica a mais de 3 mil metros de altitude. Em Pisiga, numa terra de ninguém entre a fronteira do Chile com a Bolívia, a casa das irmãs é como um oásis no meio do deserto. A porta está sempre aberta e as irmãs não pedem documentos nem fazem perguntas.
ver [+]
Retrato de Marawi, nas Filipinas, depois do ataque jihadista
Cidade fantasma
A destruição é tão grande que Marawi se transformou numa cidade sem ninguém. Fantasma. Centenas de casas arruinadas, bairros inteiros sem moradores… Uma desolação impressionante. Nem a catedral escapou à violência dos terroristas islâmicos que atacaram Marawi em Maio do ano passado.
ver [+]
Mossul: depois da libertação da cidade, a libertação das pessoas
Esquecer os dias negros
O ano passado ficou marcado pela libertação da cidade de Mossul, a segunda cidade mais importante do Iraque, onde, em Junho de 2014, al-Baghdadi proclamou, perante a incredulidade do mundo, a instauração de um ‘califado’ no país. Agora, com...
ver [+]
A revolução tranquila da Irmã Tarawali, na Serra Leoa
Sorriso desarmante
A Serra Leoa viveu tempos tão duros, entre 1991 e 2002, que ainda hoje há pessoas que se comovem até às lágrimas quando recordam as atrocidades cometidas durante essa guerra civil. Depois da violência, de crueldades inimagináveis, haverá melhor antídoto...
ver [+]
O drama esquecido de milhões de refugiados na RD Congo
A conspiração do silêncio
Crise política prolongada, conflitos étnicos, milícias armadas que semeiam o terror… A República Democrática do Congo vive uma crise humanitária de proporções gigantescas e o mundo parece ignorar o que se passa por lá. Ninguém está a salvo. Nem...
ver [+]
Crianças iraquianas recebem presentes de Natal graças à AIS
Fábrica de sonhos
Fugiram de suas casas há três anos, com os pais. Fugiram apavorados. Fugiram para salvar as próprias vidas. Muitas destas crianças ainda hoje têm pesadelos quando recordam esses dias em que os jihadistas invadiram as suas aldeias e lhes roubaram tudo o que tinham.
ver [+]
Fundação AIS lança livro para assinalar 70 anos de vida
A elite da Igreja
Para assinalar os 70 anos do início da Obra, a Fundação AIS decidiu publicar um livro com 70 histórias publicadas aqui, no jornal Voz da Verdade. São histórias de cristãos que, um pouco por todo o mundo, são exemplo da Igreja que sofre, da Igreja perseguida.
ver [+]
A comovente história de um jovem que sonhava ser padre
O santo que fazia gelados
Nasceu nos Camarões numa família muito pobre. Aos 5 anos já sonhava ser missionário, para imitar aqueles que passavam pela sua aldeia e que traziam uma cruz ao peito. Ainda criança, fazia gelados de limão para ajudar a família a sobreviver. Morreu a poucos...
ver [+]
Cristãos do Bangladesh agradecem generosidade da Fundação AIS
O Bispo sem-abrigo
Perseguição, medo, pobreza… São muitas as dificuldades por que passam os Cristãos no Bangladesh… A Diocese de Sylhet é o retrato do país. Aí, os Cristãos são uma minoria e confundem-se com os mais pobres dos pobres. E o Bispo é um deles…
A vida mudou para D.
ver [+]
A OPINIÃO DE
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É importante que se diga que Maria João Vaz Tomé foi discriminada por um suposto delito de opinião,...
ver [+]
|
Pedro Vaz Patto
Surgem por vezes iniciativas vindas de onde menos se esperaria. Os países nórdicos são talvez aqueles onde mais longe chegou o secularismo.
ver [+]
|
Guilherme d'Oliveira Martins
A carta intitulada O Papel da Literatura na Educação (Paulinas, 2024) da autoria do Papa Francisco constitui...
ver [+]
|
Tony Neves
É sempre uma alegria voltar à Suíça e reencontrar comunidades portuguesas que ali vivem, trabalham e também celebram a sua Fé.
ver [+]
|
EDIÇÕES ANTERIORES